Compartilhe

sábado, 4 de setembro de 2010

3DMAX tutorial de animação:Texto girando sobre a Terra

"Pessoal...este tuto é a tradução do HELP/TUTORIAL do Max...que na minha opinião são os melhores tutos de 3dsMax. Resolvi traduzir este tuto... ( e como faço sempre, ir fazendo junto .pra estudar )...porque até hoje eu ainda não vi ninguem em toda a Net...que tenha tido a boa vontade de traduzir um tuto do ..Tutorial/Max. Outro dia eu conversei com o Marcelo Souza ( Excelente 3d Designer e criador do Fórum 3d Online ) e ele me disse que quem conseguir estudar pelos tutos do Max...com certeza terá uma formação completa em 3ds Max...os tutos apesar de grandes...estarem em inglês...e serem um pouco complexos....é onde se aprende de verdade. Eu estava com vontade de começar a traduzir os tutos do HELP/TUTORIAL Max...mas é um trabalho árduo.. e no fim quase ninguem dá valor...com exceção de alguns bons companheiros aqui da área....mas...é assim mesmo...

Este tudo eu fiz desde o comecinho...para os que estão iniciando...possam ter a alegria de fazer a sua primeira animação...O resultado esta aqui http://www.thefilebin.com/./userfiles/artu...ka_globo_3d.swf





CRIANDO O PLANETA

1- Abra o painel Create.. e pressione esfera

2- No.. View Perspectiva , coloque o cursor no centro e arraste traçando uma esfera.



3- No menú Parametros do painel Modificar, mude para raio 5,0

4- Nos controles dos visores, pressione Zoom a extensão de selecionados ( zoom estents )



5- Denomine a esfera Planet Earth ( planeta terra )

CRIANDO O MATERIAL DO PLANETA

1- Na barra de ferramentas principal pressione o botão do editor de materiais ( material editor )..ou tecle..M..

O editor se abre numa janela flutuante. O primeiro material esta ativo e resaltado em branco.

2- Renomeie o material Planet Earth

3- Pressione o botão Assignar material à seleção ( assign material to selection )

4- No Editor de materiais, abra o menú Maps e, na coluna Tipo de mapas, selecione o mapa difuse ...etiquetado..None

5- Na coluna direita do Visor de materiais/mapas, dê um clique duplo sobre Bitmap. No quadro de diálogo Selecionar arquivo bitmap...abra...tutoriaisworldwide_designsearthmap.bmp
Ou se preferir pegue um bitmap ...de sua preferencia





No Editor de materiais..o material mostra o mapa da terra numa esfera.

6- De um duplo clique na esfera de mostra se prefere ver o material numa janela maior.

7- Na barra de ferramentas do Editor de materiais...pressione o botão..Mostrar mapa no visor ( show map in viewport )



8- Salve a cena como... wwdesigns.max.

ANIMAÇÃO DA ROTAÇÃO DO GLOBO

Não precisa definir mais do que 2 Keys de rotação para produzir a sensação de que a Terra gira. vamos construir a animação em 100 frames e rodar a esfera exatamente por baixo de 360 graus completos. Assim se consegue o efeito de uma animação em ciclo infinito.

GERANDO OS KEY FRAMES PARA A ROTAÇÃO DO GLOBO

1- Selecione a esfera e abra o painel Movimento ( motion),...no menú assignar controlador.., selecione Rotação : XYZ Euler...dentro da lista de transformar posição

2- Pressione o botão Assignar controlador para acessar o quadro de diálogo Assignar controlador Rotação. Selecione Rotação TCB na lista.



3- Ative o ..Botão Auto Key

4- Desloque o regulador de tempo da Time Line até o Frame 50.

5- Na barra de ferramentas principal, active Selecionar e rotar

6- No visor aparece o ..Gizmo de Rotação sobre a esfera



7- Coloque o mouse sobre o anel do eixo Z Azul do Gizmo de rotação no visor. Rotacione o globo sobre o eixo Z, observando como modifica o valor na indicação das coordenadas na telinha do visor. Pare quando aparecer o valor.. -179..

8- Agora deslize o regulador de tempo até o Frame 100.

9- Desative o Botão Auto Key e reproduza a animação.

A esfera rotaciona suavemente no sentido dos ponteiros do relógio. ( leste - oeste )
A seguinte tarefa consiste em rotacionar um pouquinho o eixo do globo...para que adquira sua inclinação caracteristica.

10- Com o Gizmo selecionar e rotar ainda ativo, coloque o cursor sobre o Gizmo de rotação no visor. Quando o eixo Y ficar amarelo, rotacione o globo uns -15 graus sobre o eixo Y para incliná-lo.



Como o Botão Auto Key esta desativado...esta inclinação afeta a animação toda.
( Dá para observar que os colchetes de seleção se inclinam com a textura, enquanto que o Gizmo de transformação não varia. Isso se deve a que o sistema de Coordenadas View esta ativo. )

11- Salve seu trabalho como wwdesigns02.max.

INCORPORANDO O TEXTO AO GLOBO

A continuacão vamos criar o texto que vai girar em volta do globo, com a spline text, e depos aplicaremos extrude e um modificador que vai curvar ( Bend ) o texto em volta do globo

1- Ative o visor ( view )...Front... De um clique com o botão direito no nome do visor..(Front)..e marque ..Smooth + Highligths...para ver o globo em modo sombreado.

2- Abra o painel Create > Shape e clique em Text na casinha Object Type ...designe por cima do globo...no visor para posicionar o texto escolhido.

3- Na casinha...Parameters.., vá no campo de texto e digite o seu texto...no caso eu escolhi...Tuka Mello ...

4- No menú de fonts..escolha uma fonte que seja meio quadrada e que não seja muito fina...( ex: SansSerif Bold)

5- Mude o tamanho do texto de ..100..para 5,0

6- Aplique um ..Zoom Extents...neste View Front



APLICANDO OS MODIFICADORES EXTRUDE E BEND

1- Agora vamos aplicar o modificador Extrude. Com o texto selecionado, vá no menú dos modificadores ( Modify )e localize o modificador Extrude. Nos parametros de Extrude defina a quantidade de extrusão em 0,5.

2- Selecione uma cor no slot de cores junto ao texto, texto01.

3- No visor ( View Front ) baixe o texto até que faça interseção com o globo. Como o texto ainda fica um pouco grande, selecione o texto lá na janela que aparece o modificador...e mude o tamanho para 3,0. ( isso depende muito do comprimento do seu texto )



4- Selecione Extrude no catálago de modificadores e aplique o medificador Bend ( object space modifie ).
Isso irá curvar o texto em volta do globo.

5- Nos parametros do Bend assinale o eixo de curvatura em X e depois defina o angulo em 180 graus. ( faça isso no visor ( view top ) ...sempre dando nos visores um Zomm Estents..

6- Com el visor superior (view top) ativado..aproxime globo e o texto si for preciso..

7- Abaixe o texto no View Top...como eu mostro abaixo...



8- Salve a cena como wwdesigns03.max

ALINHANDO O PONTO PIVOT ( pivot point )

1- Clique com o botão direito na etiqueta do View Top e marque Smooth Higlights.

2- Com o texto selecionado Abra o Painel Hierarchy e em Pivot./ Adjust Pivot...marque Affect Pivot Only ( transformar somente o pivot )

O ponto de pivot do objeto de texto ..se mostrará como uma flecha grossa..

3- No menú ..Tools..na barra principal ..marque alinhar ( align )...e clique no globo para assinala-lo. Vai aparecer o quadro de dialogo ..alinhar seleção.

4- No grupo alinhar seleção..Align..ative X, Y , Z

5- Defina o ponto Pivot ( Pivot Point ) no ..objeto atual e no objeto de destino...e dê OK.

O ponto Pivot se alinhará com o centro do globo.

6- Desative..Affect Pivot Only..

7- Na View Front..rotacione o texto sobre o eixo Y para que tenha a mesma inclinação do globo. ( se quiser )

8- Na barra de ferramentas principal ( no menúznho deslizante ) marque Local.. como sistema de coordenadas de referencia..



ANIMANDO O TEXTO

Agora já se pode animar o texto rotacionando ele em volta do globo. Ele terá que deslocar-se no sentido contrario a da rotação da terra.

1- Selecione o texto ( Texto01 ) e abra o Painel Motion.
No menú Assign Controller..na lista Transform Position...selecione Rotation..

2- Pressione o botão Assign Controller ( o quadradinho que tem um ponto de interrogação )...vai abrir um quadro de dialogo, então marque TCB como rotação..na lista.

3- No frame 0...ative o botão Auto Key...e gire o texto sobre o eixo Y..até que fique atrás do globo.

4- Ainda não se há criado nenhum Frame...
Agora deslize o regulador da Time Line até o Frame 50 e depois gire o texto 179 graus sobre o eixo Y.

5- Mo menú Key Info..Defina Continuity em 0. Isso permite que o texto gire em torno do globo com velocidade constante..

6- Agora deslize o regulador da Time Line até o Frame 100 e depois gire o texto outros 179 graus sobre o eixo Y.
Com isso o texto roda 359 graus no total...e é assim que tem que ser...se rodar 360 estraga tudo.

7- Novamente lá na janela do Key Info...defina Continuity em 0.

8- Desative o Auto Key e pode reproduzir a animação...a rotação do globo e do texto devem ser suaves e com um ciclo continuo.

Agora vamos colocar um par de luzes para destacar o efeito..

9- Ative o View Top...e com o Zoom afaste um pouco o globo para ter um pouco de espaço vazio em volta...

10- No painel..Create...clique no ícone de luzes ( Lights ) e escolha.. Omni..e depois aplique uma luz na frente do globo e outra atrás...



Salve o seu trabalho e já pode renderizar...

Abs.... espero que tenham, gostado. ( postem os resultados )"

Fonte: www.babooforum.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a manutenção do BLOG.

Não será publicado comentários que infringirem as seguintes regras:

01- ofensas gratuitas aos membros da UDKBrasil
02- descrédito para com a postagem
03- links com malwares ou qualquer tipo de fraude
04- palavras de baixo calão contra participantes
05- links de download não serão permitidos, a não ser que sejam gratuitos (freeware ou software de teste) e relacionados a UDK ou Computação Grafica.

Pedimos a gentileza de não USAR CAPS LOCK ligado.

OBS; assim que seu comentário for publicado,se junto dele NÃO houver uma resposta para sua dúvida,é porque não sabemos te responder...infelizmente, não sabemos de tudo!!

Seja bem vindo.

Fórum UDKBrasil

Top View Semanal

Top View Mensal

Top View de todos os Tempos

 
UDK BRASIL | by TNB ©2010