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quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Texturização do Monstrinho

Texturização

24SET2010

TexturingParticipação especial do Google na tradução:


"Este é o terceiro tutorial na minha série de quatro partes que tratam com animação de personagens.Estes cursos são voltados para iniciantes que desejam aprender o básico da modelagem orgânica,desembrulhar, texturização, rigginge criação de um monstro 3d cute. Nesta terceira parte estamos lidando com texturização. Você vai aprender a criar e aplicar texturas com Viewport Canvas. Eu vou fazer o meu melhor para manter as coisas o mais simples possível. Estou usando o 3ds Max 2011 e Photoshop.


Passo 1 O que é texturização?

Em gráficos 3D, texturização, o processo de criação e aplicação de texturas para o modelo. Na verdade, a texturização prazo consistem em duas coisas: o mapeamento UVW e pintura texturizada. mapeamento UVW foi coberto no meu tutorial anterior e esta vai se concentrar na pintura texturizada. Vamos criar a textura usando o Photoshop e Viewport Canvas. Viewport Canvas é uma pintura em 3D dentro do 3ds max. Na foto abaixo você vê o resultado deste tutorial.

Monster textured in 3ds Max 2011

Passo 2 Renderer Mental Ray

Estamos indo para renderizar a cena com Mental Ray. Por padrão o 3ds Max usa Scanline processador por isso temos de mudar isso. Alterar o processador para Mental Ray ( Rendering> Render Setup ...> guia comum> Atribuir Renderer>> Produção mental ray Renderer ).

Passo 3 preparar o modelo para Texturização

Nós continuamos a partir do desdobramento tutorial. Como ponto de partida que deve ter o modelo desembrulhou com o modificador Turbosmooth aplicada. Nós não precisamos do material verificador mais assim vamos nos livrar disso:

  1. Open Material Editor ( 'Prima' m no teclado ).
  2. Selecione um slot de material novo (vazio).
  3. Clique em "Get Material" e botão), selecione (clique duas vezes 'Arch & Design (mi)' da lista ( Materiais> mental ray> Arch & Design ).
  4. Atribuir o novo material para o monstro ( arrastar e soltar ).

3D model in 3ds Max

Passo 4 Texturização com Viewport Canvas

Viewport Canvas é um novo recurso no 3ds max. Acho que foi introduzido no 3ds Max 2010 e em 2011 foi completamente atualizado. Se você não tem o 3ds Max 2011 que infelizmente não posso seguir este tutorial. Se você tiver Photoshop, você pode tornar um modelo UVW ( Unwrap UVW> Parâmetros> Editar ...> Ferramentas> Render UVW modelo ... ) e tentar aplicar as idéias em cima disso. Enfim, vamos lançar Viewport Canvas e começar a pintar.

  1. Selecione o modelo do monstro.
  2. Abra Viewport Canvas ( Ferramentas Viewport Canvas> ... ).
  3. Clique no Paint "ferramenta" ( para ativar o modo de pintura ).
  4. Selecione "Diffuse Color Map: ..." no menu ( Viewport Canvas precisa saber qual o mapa do canal que está pintando.). Uma nova caixa de diálogo aparece.
  5. Defina o tamanho do mapa de textura a 2000 × 2000.
  6. Selecione a pasta para o arquivo, o nome do arquivo e selecione PNG como formato de arquivo ( eu recomendo usar RGB de 24 bits como a profundidade de cor. Alpha channel não é necessário. ).
  7. Clique em 'OK' para salvar o arquivo.

Texturing with Viewport Canvas

Passo 5 Iniciando Pintura Textura

Vamos usar o Gradient Fill e ferramentas para dar alguma cor ao nosso monstro:

  1. Vá para a janela da frente.
  2. Selecione a cor verde (G132 R103 B58).
  3. Active a ferramenta Preenchimento e clique em cima do seu monstro.
  4. Abra a janela Layers ( camadas funcionam como no Photoshop ).
  5. Criar e ativar uma nova camada.
  6. Selecione a cor verde escuro (R44 G56 B24).
  7. Ative a ferramenta Gradient. Clique e segure na parte de baixo do monstro, para cima, arraste e solte quando estiver satisfeito com o gradiente.

Texture painting in Viewport Canvas

Passo 6 Salvando o Textura

Desative a ferramenta Gradiente ( ou qualquer ferramenta de pintura que você tem atualmente ativado ). Uma nova caixa de diálogo aparece. No momento existem duas camadas, mas as camadas não podem ser salvos em um arquivo PNG para que algo tem que ser feito. Existem várias opções e todas elas são bastante auto-explicativo. Nós selecione 'Salvar como PSD e substituir a textura do material. Eu acho que é normalmente o preferido escolha mais.Agora, o arquivo é salvo como PSD e aplicado ao canal de cor difusa do material. Você pode se perguntar por que não salvar o arquivo como PSD, em primeiro lugar. Infelizmente o 3ds Max não permite que, no momento, mas estou achando que vai mudar em breve.

Passo 7 Trabalhando com Photoshop

Em seguida, vamos trabalhar com o Photoshop para criar uma textura:

  1. Abra este arquivo no Photoshop
  2. Desaturate a imagem ( Image> Adjust> Desaturate )
  3. Aplicar 'Espátula' filtro ( Filter> Artistic> Palette Knife ... ). Eu usei os valores ( 15, 3, 0 ). A idéia é ter um olhar pintado com a textura.
  4. O tamanho da imagem deve ser o mesmo que o nosso tamanho, textura no 3ds max. Ajuste se necessário.
  5. Salve o arquivo e retornar para o 3ds Max.

Passo 8 aplicar a textura para o modelo

Vamos aplicar a textura para o nosso modelo. Você poderia fazer isso no Photoshop, mas estou usando Viewport Canvas:

  1. Selecione o modelo do monstro.
  2. Abra Viewport Canvas ( Ferramentas Viewport Canvas> ... ).
  3. Ative qualquer ferramenta de pintura ( para ativar o modo de pintura ) e abrir o "diálogo de Camadas.
  4. Criar e selecione uma nova camada
  5. Aplique a textura que acabou de criar para a nova camada ( no diálogo de Camadas: File> Load Bitmap na camada atual ... )
  6. Alterar o modo de mistura da nova camada para Overlay
  7. Mude a opacidade da nova camada para 35%

Viewport Canvas workflow

Dica: Se a textura é exibida em baixa resolução, vá para as configurações de driver de vídeo e e maximizar a resolução ( Preferências> Personalizar ... Viewports> Driver Configurar> ...> Preferências de Aparência> Tamanho do Download Textura> Match tamanho do bitmap, tanto quanto possível ).

Passo 9 costuras textura Retirar

Agora, o monstro tem um bom olhar pintado, mas infelizmente as costuras textura são claramente visíveis. Em seguida vamos fazer algo que seria muito difícil no Photoshop, mas muito fácil de pintura em 3D. Nós vamos usar a ferramenta Clone para pintar sobre as emendas:

  1. Ative a ferramenta Clone.
  2. Órbita em torno do modelo para obter uma boa visão de uma emenda.
  3. Selecione o raio adequado da escova ( eu recomendo usar um pincel muito grande ). Dica: O atalho para o pincel de raio é CTRL + SHIFT + clique esquerdo e arraste.
  4. Defina o ponto de amostra posicionando o ponteiro para área adequada sobre o monstro, ALT + clique.
  5. Pinte sobre a costura.
  6. Use esse método para remover todas as emendas. Você deve definir o ponto de amostragem de novo várias vezes até que você esteja feito. Convencer a clonagem leva normalmente algum tempo. Experiência com a dureza do pincel também.

Cloning seams

Passo 10 Criar Detalhes

Vamos criar mais detalhes, acrescentando outra textura à nossa pilha de camadas ( como na etapa 6 ):

  1. Carregar este arquivo.
  2. Criar e selecione uma nova camada (layer Faça o certo é a nova camada superior. Você pode alterar a sua ordem, arrastando e soltando).
  3. Aplique a textura para a nova camada ( no diálogo de Camadas: File> Load Bitmap na camada atual ... )
  4. Clone emendas distância
  5. Alterar o modo de mistura da nova camada para Overlay
  6. Mude a opacidade da nova camada para 30%

Agora temos mais detalhes pequenos na nossa textura. Como você vê esse é um método muito rápido de acrescentar alguns detalhes aleatórios para a superfície. Agora o nosso mapa difuso está completa. Em seguida, vamos criar e aplicar texturas de galo e os canais de reflexão também.

Passo 11 Aplicando Mapa Cor de Reflexão

Vamos aplicar um mapa de cores de reflexão para o material:

  1. Em Viewport Canvas, desativar qualquer ferramenta de pintura você pode ter ativos ( isto é feito para desativar o modo de pintar).
  2. Em Viewport Canvas, vá para o 'Opções' lançamento e mudança 'Paint em: "a partir de Diffuse Color Map para Reflexão mapa de cores. Uma nova caixa de diálogo aparece.
  3. Defina o tamanho do mapa de textura a 2000 × 2000.
  4. Selecione a pasta para o arquivo, o nome do arquivo e selecione PNG como formato de arquivo ( eu recomendo usar RGB de 24 bits como a profundidade de cor. Alpha channel não é necessário. ).
  5. Clique em 'OK' para salvar o arquivo.

Texture painting workflow

Passo 12 Pintura no Mapa Cor de Reflexão

Agora existe uma textura em branco no canal de cor de reflexão. No canal de cor reflexão que pintar áreas fosco com áreas pretas e brilhantes / reflexivo com branco. Vamos pintar algumas drool:

  1. Ative o Paint ( escova de ferramenta).
  2. Selecione a cor branca.
  3. bastante grande Radius Select ( CTRL + SHIFT + botão direito do mouse e arraste Apropriado raio. depende do nível de zoom ).
  4. Faça dureza está definido para zero.
  5. Abra o 'diálogo Layers "
  6. Criar e selecione uma nova camada.
  7. Pinte ao redor da boca para criar algumas babar.
  8. Ative a ferramenta Fill.
  9. Selecione a cor preta.
  10. Selecione a camada de fundo
  11. Clique no modelo para pintar de preto. ( lembre-se que no modo de pintar você vê apenas a pintura. O efeito de reflexão final é visto apenas na renderização. )
  12. Desative a ferramenta de preenchimento ( para desactivar o modo de pintura ). Uma nova caixa de diálogo aparece. Selecione 'Salvar como PSD e substituir a textura do material. Agora, o arquivo é salvo como PSD e aplicado ao canal de cor de reflexão do material.

Painting reflection map

Passo 13 Mapa Glossiness Reflexão e mapa de Bump

Vamos fazer a textura mais interessantes, adicionando um mapa glossiness reflexão e um mapa de relevo:

  1. Open Material Editor ( 'Prima' m no teclado )
  2. Ir para a implantação do 'General Maps "e arraste e solte a textura que acabou de criar a partir de" Reflection Glossiness' Reflexão Cor 'para. 'Instance' Select quando solicitado.
  3. Ir para o lançamento "Special Purpose Maps" e defina o valor da colisão a 0,05.
  4. Agora vamos criar a textura bump no Photoshop. Ir para o Photoshop e abra a textura difusa que criamos anteriormente (PSD).
  5. Faça uma cópia da textura difusa ( Image> Duplicate ... ).
  6. Feche o original e trabalhar com a duplicata. Eliminar todas as camadas, exceto a nós criadas e aplicadas nas etapas 7-8. Alterar o modo de mesclagem da camada de Normal para Overlay e opacidade de 100. Salve como PNG.
  7. Volte para o 3ds Max e adicionar o novo arquivo para o canal Bump ( Maps> Standard> Bitmap bump.png> ).

Creating material

Agora o material está completo e nós continuamos com a iluminação e renderização.

Passo 14 iluminação e renderização de instalação

Nós estamos indo para usar uma configuração básica de iluminação de três pontos para iluminar o monstro. Uma vez que esta é essencialmente uma texturização tutorial eu não vou passar a iluminação em detalhes, mas vou dar-lhe a configuração exata que você pode usar:

  1. luz chave: Mental Ray Área Local ( painel Create> Luzes> Standard> mr Area Spot ).
    A intensidade da cor /> Atenuação Multiplicador: 1,5
    Parâmetros Luz Área Altura>: 200
    Parâmetros Luz Área Largura>: 200
  2. Rim Luz: Mental Ray Área Spot ( painel Create> Luzes> Standard> mr Area Spot ).
    A intensidade da cor /> Atenuação Multiplicador: 1,4
    Parâmetros Luz Área Altura>: 200
    Parâmetros Luz Área Largura>: 200
  3. Luz de preenchimento: Skylight ( painel Create> Luzes> simples> Skylight ).
    Multiplicador: 0,4
    Céu Cor: branco puro
  4. Drool Luz: Omni ( painel Create> Luzes> simples> Omni ).
    Efeitos Avançado> Diffuse: Off

Three point lighting

Vamos ajustar as definições de amostragem para obter uma renderização polido. Ir para a configuração de renderização e suavização aumentar a qualidade, aumentando os valores de amostragem Mental Ray ( Rendering> Render configuração ...> Renderer> Amostragem de Qualidade ):

  • Amostras por pixel
    • Mínimo: 4
    • Máximo: 64
  • Filtro
    • Tipo: Mitchell ( Para a maioria das cenas, o filtro de Mitchell dá os melhores resultados. ).

Finalmente mudar a cor de fundo para o preto ( Rendering> Environment ... Comum> Parâmetros> Fundo> Color) e tornar hit. Abaixo você vê a imagem final renderizada. Eu fiz alguma correção de cores no Photoshop também:

  • Brilho: 40
  • Contraste: 20

Texturing tutorial

Obrigado por ler!"


http://www.polygonblog.com/texturing

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