Compartilhe

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dicas para Formação de equipe

Temos visto, desde que acoplamos um fórum ao BlogUDKBrasil, uma enorme fixação de pessoas por formar equipes para produção de material usando o motor gráfico da EpicGames e da Crytek. Isto é motivo de muito alegria para todos nós que investimos nosso tempo voluntariamente no aprendizado para produção de conteúdo educacional que alavancasse o uso de motores AAA em nosso país. 

Sabemos bem que formar uma equipe para produzir algo sem a possibilidade de lucro imediato é algo difícil. A maioria das pessoas, por mais interessadas que sejam por produção de games, e até mesmo amigas, têm suas individualidades e necessidades básicas cotidianas, como estudar, trabalhar e até mesmo prover o sustento de suas famílias. Eu mesmo enfrento enorme dificuldades para formar grupos de produção de games no Estado onde moro. Então, antes de sair formando uma equipe, escute alguns conselhos:


CUIDADO COM O EGO
O fato de você ter uma "boa" idéia e convidar as pessoas, não quer dizer que tenha a palavra final. Se está disposto a formar uma equipe de produção colaborativa (sem fins lucrativos a curto ou médio prazo), esteja disposto a ceder e, se for preciso, abrir mão da idéia inicial para manter "sua" equipe.

SEUS COLABORADORES NÃO SÃO EMPREGADOS
Por mais que você ache importante manter suas idéias originais acerca do projeto, saiba que as pessoas que estão se unindo a equipe estão fazendo voluntariamente por querer produzir e aprender. Ou seja, o fato de você ter "fundado" a equipe, nem sempre te faz proprietário dela ou das ações das pessoas. Exigir demais sem levar em conta que existem dificuldades envolvidas pode ser o caminho mais rápido para a ruína em um projeto.

PRODUTOS SÃO PARA CONSUMIDORES
Se está disposto a produzir um PRODUTO e não uma obra de arte, entenda que a palavra final é do público para o qual está destinado. Quem vai definir se o produto é bom será aquele que vai "consumir" e não você. Então, antes de sair "inventando a roda" e impondo o que você acha ser certo, lembre-se que a maioria dos jogos de sucesso são imitações de imitações de outros jogos de sucesso. Ou seja, o importante é vender e não pendurar na parede como peça de exposição.

CUIDADO COM AS PROPOSTAS MILAGROSAS
Se você está sendo convidado ou leu algum convite majestoso para participar de uma equipe com o benefício a curto prazo que não signifique vínculo empregatício ou seja DINHEIRO NO BOLSO, aprenda que quem trabalha de graça é relógio. Uma boa equipe é aquela que é formada com base em possíveis benefícios reais para todos e sem "malandragens". Seja verdadeiro nas suas intenções e procure sinceridade nas propostas. Se você quer que pessoas sejam voluntárias no seu projeto, não prometa mundos e fundos. É melhor dizer que os participantes vão ganhar experiência (assim como você) do que levar fama de 171.

CUIDADO COM A "SÍNDROME DO FILHO ÚNICO"
Costumamos tratar uma idéia como um filho e como bons pais que somos, não gostamos de ninguém falando mal. Cuidado para não achar que esse é "filho único" ou que só você tem "filhos". No marketing isso se chama "miopia" e pode destruir um projeto inteiro. Lembre-se que o objetivo final é produzir e chegar a algum lugar.

CUIDADO PARA NÃO SE TORNAR UM FANBOY
Quando viramos fãs de algo, temos a tendência a divinizar as coisas. Daí surgem os Fanboys fiéis defensores de empresas que produzem seus consoles, jogos, etc. Não pense assim na hora de escolher qual motor gráfico usar. Lembre-se que você não tem vínculo algum com a empresa que desenvolveu o motor, aliás, eles nem sabem que você existe. O motor ideal é aquele que atende a necessidade da sua produção. As empresas que produzem os motores, na hora de produzirem o Marketing do produto, vendem vantagens de uso e não discursos para fãs.

BUSQUE CRÍTICAS
A crítica quando feita por pessoas entendidas no assunto e com o intuito de "ajudar" é tão importante quanto o ensino. O correto é não "posar de esperto" e saber que existem pessoas mais entendidas no assunto, e que podem ser peças importantíssimas para a sua evolução. Seja humilde e submeta seu trabalho as críticas constantes dos que têm mais experiência. Divulgue o material, pergunte a opinião das pessoas e ignore as trollagens comuns de invejosos. Quanto mais crítica receber, maior será o seu feedback e maior a possibilidade de acerto.

O MAIS IMPORTANTE É O APRENDIZADO
A produção sem o conhecimento especializado está condicionada ao processo de erro e acerto. Isso não quer dizer que a idéia seja ruim ou que você não seja capaz. Mas, é um indicativo de que é preciso esperar, praticar, evoluir o conhecimento e não ter medo de refazer. Fazer jogos AAA é uma tarefa que envolve milhões em dinheiro e equipes imensas. Você pode até não "inventar a roda" e ficar rico da noite para o dia, mas pode obter conhecimento o bastante que te dê uma profissão a curto prazo.






6 comentários:

Unknown disse...

ÉPICO
HAHA

20 de novembro de 2012 às 16:11
Renan disse...

Ótimo Clovis gostei das suas palavras..isso ajudara pessoas q tem seus grupos e etcs.

20 de novembro de 2012 às 20:57
Clovis Eduardo disse...

Como dizia o Capitão Planeta: O PODER É DE VOCÊS!!!!

23 de novembro de 2012 às 09:00
Anônimo disse...

Só um errinho no texto:
Não é fUnboy e sim fAnboy

Parabéns pelo blog!

26 de novembro de 2012 às 09:14
Clovis Eduardo disse...

Opa, corrigido!!!!

26 de novembro de 2012 às 12:16
Anônimo disse...

Lembrando também que quando se participa de um grupo, criticas destrutivas não ajudam em nada, digo isso por que tem gente que critica muito e faz pouco e isso não ajuda em nada!

26 de dezembro de 2012 às 09:22

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a manutenção do BLOG.

Não será publicado comentários que infringirem as seguintes regras:

01- ofensas gratuitas aos membros da UDKBrasil
02- descrédito para com a postagem
03- links com malwares ou qualquer tipo de fraude
04- palavras de baixo calão contra participantes
05- links de download não serão permitidos, a não ser que sejam gratuitos (freeware ou software de teste) e relacionados a UDK ou Computação Grafica.

Pedimos a gentileza de não USAR CAPS LOCK ligado.

OBS; assim que seu comentário for publicado,se junto dele NÃO houver uma resposta para sua dúvida,é porque não sabemos te responder...infelizmente, não sabemos de tudo!!

Seja bem vindo.

Fórum UDKBrasil

Top View Semanal

Top View Mensal

Top View de todos os Tempos

 
UDK BRASIL | by TNB ©2010