Compartilhe

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escala e unidades no UDK

"Uma das grandes dúvidas de quem está iniciando na modelagem 3d ou no desenvolvimento de games é a equivalência entre as medidas dos objetos no mundo real e virtual.

Os programas de modelagem geralmente oferecem uma unidade genérica que nós podemos decidir a que equivale. No Blender, por exemplo, podemos escolher no painel de propriedades da cena (scene) entre o sistema métrico, imperial inglês (polegadas, jardas) ou nenhum (padrão). Dessa forma, a unidade padrão do Blender (ub) pode equivaler a 1m ou a 1,094 jarda. Como o sistema inglês está entre as invenções mais absurdas e ilógicas do mundo, podemos simplificar as coisas:

1 ub = 1 m

No construtor gratuito de games Unreal Development Kit (UDK) não há um local para definir outras sistemas, como o métrico-decimal. As unidades unreal (uu) são na verdade baseadas no sistema inglês, sendo 16 unidades equivalentes a 1 pé (30,48cm). Um personagem padrão têm exatos 96 unidades da altura, ou seja, 6 pés ou 1,83m. Fazendo as contas, 1 unidade do UDK equivaleria a 1,905 cm.

Entretanto, como a precisão absoluta em relação ao mundo real não é fundamental na construção de games, podemos arredondar e considerar uma unidade no UDK como equivalente a dois centímetros:

1 uu = 2 cm

Mas há um detalhe importantíssimo. Os motores de jogos usam alguns truques para agilizar a construção dos níveis, um deles é o incentivo à construção de modelos modulares em tamanhos múltiplos do intervalos padrão da grade (grid) do sistema. O UDK permite configurar a grade para intervalos baseados em potência de 2 (1, 2, 4, 8, 16, 32, 64…), mas considera-se que que a grade padrão com 16 unidades de intervalo é ideal para a maioria das situações. Com isso, precisamos tentar desenvolver nossos modelos adaptados (quando possível) a medidas múltiplas de 16uu, o que equivale a múltiplos de 32cm, segundo nossa conversão.

Um exemplo prático. Digamos que eu gostaria de modelar uma sala no UDK com as seguintes medidas em metros: 10 × 5 × 3. A conversão simples para UDK consideraria a penas 1 uu equivalente a 2cm, mas a medida ideal seria um “arredondamento” para a medida mais próxima de um múltiplo de 16:

Tabela de conversão

Ok, mas se 1 no Blender é igual a 1 metro e 1 no UDK é igual a 2 centímetros, como faço para modelar um objeto no Blender e importá-lo no UDK? Este será o tema de um próximo videotutorial."


Fonte: http://cgtotal.net/2010/09/escala-e-unidades-udk/

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a manutenção do BLOG.

Não será publicado comentários que infringirem as seguintes regras:

01- ofensas gratuitas aos membros da UDKBrasil
02- descrédito para com a postagem
03- links com malwares ou qualquer tipo de fraude
04- palavras de baixo calão contra participantes
05- links de download não serão permitidos, a não ser que sejam gratuitos (freeware ou software de teste) e relacionados a UDK ou Computação Grafica.

Pedimos a gentileza de não USAR CAPS LOCK ligado.

OBS; assim que seu comentário for publicado,se junto dele NÃO houver uma resposta para sua dúvida,é porque não sabemos te responder...infelizmente, não sabemos de tudo!!

Seja bem vindo.

Fórum UDKBrasil

Top View Semanal

Top View Mensal

Top View de todos os Tempos

 
UDK BRASIL | by TNB ©2010