Compartilhe

Primeiro Tutorial em Português da UDK Brasil

Já está na internet o primeiro Tutorial da Unreal Development Kit em português.
Desenvolvido pela UDKBrasil, é gratuito e estará dividido em várias partes.
Vale lembrar que não há nenhum vínculo empregatício ou ligação com a Epic Games. O Tutorial é feito por estudantes para estudantes e não é oficial.

Introdução e interface



Menus e Viewports



Unreal Básico dos básicos



Terreno Simples



Iluminando o Terreno



Simulando Atmosfera




Aplicando Texturas

Ler Mais

Revolução nos GAMES







imagem


Unlimited Detail, será o fim dos polígonos?

O Unlimited Detail é uma nova tecnologia para fazer gráficos 3D em tempo real, ele é diferente dos sistemas de gráficos 3D existentes porque pode processar dados ilimitados de uma nuvem do pontos em tempo real, dando um nível mais elevado a geometria.

O que é ele?

O Unlimited Detail é o que muitos acreditam ser possivelmente a Tecnologia mais significativa da década.

Cada vez que é desenvolvida uma nova Placa Gráfica 3D ou um Console de Jogos(Nintendo, Xbox, Playstation), estes são feitos mais poderosos com o fim de rodar mais geometrias (por mais objetos na tela e para fazé-los mais arredondados).

Os jogos de hoje ainda têm uma grande distância a percorrer antes que olhemos como os filmes 3D (Shrek, Nemo, Toy Story)); bilhões são gastos todo ano em Pesquisa e Desenvolvimento para fazer ferramentas mais poderosas.

O Unlimited Detail é um Algoritmo de Software que dá Geometria Ilimitada. Quando nós dizemos “Geometria Ilimitada” nós realmente queremos dizer isso. É realmente Ilimitado, Infinito, Poder Infinito para os Gráficos 3D.

A maioria dos Gráficos 3D são baseados hoje no que é chamado sistema de Polígono.

Todos os jogos de hoje sofrem de problemas como as bases das árvores com somente 6 lados ou outros objetos tipos hexágonos.

imagem


Se tivermos de manter o aumento de poder do computador para fazer mais polígonos, nós faremos os polígonos menores para adicionar mais "arredondamento", então em cerca de 50 anos eles serão tão pequenos que serão apenas pequenos pontos(pense como fossem alguns átomos flutuante).

Quando a tecnologia chegar a esta fase, teremos arredondamento verdadeiro e espera-se que daqui a cerca de 50 anos é que teremos poder de computação suficiente para executar esses átomos 3D em grandes quantidades.

Quando chegarmos a esse estágio nossos gráficos serão declarados "verdadeiro realismo" porque são feitas de átomos 3d, como o nosso mundo real.

Isso tudo foi pensado para ser um futuro distante, até que uma recente descoberta foi feita.

Acontece que há uma maneira muito, muito diferente de fazer gráficos 3D, uma que não é baseado em polígonos, mas ainda pode importá-los, convertê-los e executá-los (assim fazendo uma ponte entre o antigo e compatível com as novas tecnologias), a que chamamos este processo, o algoritmo "Unlimited Detail".

A base da árvore feita em Unlimited Detail com 300.000 "pontos".

imagem


A árvore de polígono necessita de hardware especiais, placas de alto poder gráfico e computadores multi-core para executá-la. A árvore Unlimited Detail será executado em qualquer PC, em um telefone celular e placas gráficos especiais não são necessárias.

A seguir vemos algumas criaturas estranhas com modelagem muito complicada, não há nenhuma borda reta ou lisa a ser vista nelas. Considerando-se os seus modelos de alto nível, é justo dizer que provavelmente poderíamos mostrar cerca de 4 deles na tela ao mesmo tempo se você usarmos o sistema de hoje, os polígonos.

imagem


Aqui estão milhares deles que estam sendo exibidos em um laptop comum, utilizando apenas um núcleo, sem placa gráfica 3D especial, e tudo é executado em tempo real.

imagem


Como funciona?

Se você conhecer um pouco da indústria sabe que as fotos acima são impossíveis. Um computador não pode ter poder ilimitado e não pode processar dados ilimitado da nuvem de pontos, porque cada vez que você processa um ponto que deve demorar mais algum tempo do processador. Mas eu lhe asseguro, é real e tudo funciona.

O método Unlimited Detail é muito diferente de qualquer outro método de 3D que foi inventado até agora.

Os três atuais sistemas utilizados em gráficos 3D são Ray Tracing, Polígonos e Voxels, todos eles têm pontos fortes e fracos.

Polígonos rodam rápido, mas com pouca geometria, Ray Tracing e Voxels têm geometria perfeita, mas funcionam muito lentamente.

O Unlimited Detail é um quarto sistema, que seria mais como um algoritmo de busca do que um motor 3D. É explicado melhor assim: se você tivesse um documento do Word e você foi na "Ferramenta de Busca" e digitou uma palavra como "MONEY" a ferramenta de busca rapidamente procura por todo lugar que a palavra apareceu no documento. Google e Yahoo são também motores de busca que procuram coisas muito rapidamente. Unlimited Deatil é basicamente um algoritmo de busca de ponto de nuvem.

Podemos construir mundos enormes, com grandes números de pontos, em seguida, comprimi-los para ser muito pequeno.

A Engine Unlimited Detail funciona na direção que a câmera está mostrando e, em seguida, os dados são pesquisas para encontrar apenas os pontos que precisam para colocar na tela, sem tocar em qualquer ponto desnecessário, se tudo o que quer é 1024x768 pontos, um para cada pixel da tela.

Tem algumas coisas difíceis de elaborar, como: que objetos são os mais próximos à câmera, que objetos se cobrem, quão grande deve ser um objeto quando ele fica mais para trás.

Mas tudo isso é feito por um novo tipo de método a que chamamos MASS CONNECTED PROCESSING, temos uma forma de processamento de dados em massa, ao mesmo tempo e depois aplicar as pequenas mudanças a cada parte no final.

O resultado é perfeito, sem Bug, a Engine 3D dá Geometria Ilimitada, rodando super rápido, e é tudo feito no software.

AMD/ATI e NVIDIA podem também parar de desenvolver monstros trituradores de polígono sempre mais rápidos, porque a tecnologia Unlimited Detail criou uma maneira de ter detalhe ilimitado em uma cena usando dados da nuvem do ponto.





imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem


Revolução ou não? Só o tempo dirá!

Agradescimento ao Mol Mol pela notícia
Ler Mais

Dungeon Defense - novo jogo feito na UDK



Dungeon Defense

Dungeon Defense é um Tower Defense / Action RPG híbrido criado inteiramente na UDK em apenas quatro semanas. Com suporte de até quatro jogadores, Dungeon Defense desafia os jogadores a defender seu lar contra centenas de inimigos invasores usando defesas mágicas.

Desenvolvido pela equipe da Indie Entertainment Trendy, este jogo demonstra a capacidade de rapidez na UDK. O processo de desenvolvimento do jogo tem sido detalhado passo-a-passo em uma série de blogs de desenvolvedores, bem como o código fonte completo está disponível para uso de todos.

* Leia os blogs
do desenvolvedor para aprender sobre o processo e as técnicas usadas pela equipe Trendy para construir Dungeon Defesa com a UDK. http://forums.epicgames.com/forumdisplay.php?f=384

* Play The Game: Equipe-se com três amigos e veja se você pode bater contagens elevadas no desenvolvedor. Pode chegar ao cobiçado Wave 10?

Você pode baixar Dungeon Defense aqui: http://download.udk.com/blog/game/DungeonDefense_Install_2.2.exe
Ler Mais

Novo Beta de Março de 2010


Saiu a nova versão beta da Unreal Development Kit.
Baixe direto do site clicando nesse link: http://www.udk.com/udkdownload
Ler Mais

Fórum UDKBrasil

Top View Semanal

Top View Mensal

Top View de todos os Tempos

 
UDK BRASIL | by TNB ©2010