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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cryengine 3 tutoriais - básico dos básicos

Como a Cryengine 3 é um motor desconhecido para a maioria dos usuários da UDKBrasil (inclusive para mim), segue abaixo alguns tutoriais básicos para quem estiver tão curioso quanto eu no uso dessa SDK. Pelos primeiros testes que fiz, já fiquei maravilhado com a engine.








20 comentários:

Anônimo disse...

nossa,eu fico muito triste,mal saiu a cryengine e voces ja abandonam a udk.
rsrsrs
to brincando galera,a udk foi uma experiencia enorme para muitos e a cryengine sera onde mostraremos o que realmente aprendemos.
Vlw.

18 de agosto de 2011 às 05:39
Clovis Eduardo disse...

Anônimo
penso que o produtor de Computação gráfica deve ter o conhecimento de várias ferramentas em mãos. Pelos testes que fiz da Cryengine3 é notório que na questão das funcionalidades, a UDK está muito superior. Até porque é um programa que já está em uso no mercado há muito mais tempo que a Cryengine.
Mas, o importante é aprender. Independente se conseguiremos fazer um jogo completo ou até mesmo um só mapa. Mas, o mercado é promissor e o mais importante é criar novas vias de aprendizado.

Vamo que vamo

18 de agosto de 2011 às 05:45
Renan disse...

a Cryengine 3 eh otima..eu usava a 2 e a 1 que era do facry 1.
em certos pontos d vista o cryengine 3 eh melhor em algumas coisas, como por exemplo a chuva e o ciclo de dia e noite..bom show

18 de agosto de 2011 às 08:03
Anônimo disse...

Clovis falou com sabedoria!

O fato é que tanto UDK como Cryen3 são ótimas ferramentas. Entender o processo de criação de jogos em ferramentas distintas ajuda e muito no aprendizado.
As vezes existem particularidades, mas nada que prejudique aqueles apaixonados pelo processo de criação de games.

18 de agosto de 2011 às 08:54
Augusto Moura disse...

Eu ja me aprofundei bastante em CryEngine 2 e descobri muita coisa de certa forma despercebida a quantidade de funções que a Cryengine tem a menos que a UE3, diria que a principal caracteristica da Cryengine 2 driblar isso é o uso exagerado de decals, que da uma aparencia mais detalhada ao ambiente, e a água é so para chamar atenção, pq é possivel cria-la em UE3 tambem. Baixei a Cryengine(3) SDK, nela foram adicionadas algumas funções novas, mas percebi que não possui nenhum veiculo de demonstração, é necessaria conexão com Internet e conta, não possui inimigos e não encontrei forma de ativar Anti-Aliasing, assim, sem inimigos, resta apenas se divertir com os graficos e atirar em pedaçõs de madeira por ai. Por isso é preciso prestar bem atenção antes de decidir migrar para outra engine, pessoalmente vou continuar com UDK, mas com os melhoramentos da Cryengine 3 é preciso decidir e julgar qual é a melhor para desenvolver seu jogo.
Ate+

18 de agosto de 2011 às 15:31
Augusto Moura disse...

Acabei achando, na categoria entity tem um tipo de inimigo e 3 veiculos, corrigindo meu comentario anterior. :P
Ate+

18 de agosto de 2011 às 18:07
Bruno Medeiros disse...

A única coisa ruim da CryEngine 3 SDK é q não da p/ criar jogos p/ iOS Mobile.
Somente p/ PC, ps3 e xbox360. Mas isso ja está d bom tamanho. O q eu gostei é q n precisa ficar dando "Build Geometry, path, path nodes e lighting" pois tudo lá é feito em tempo real e se ajusta automáticamente como eles mesmo denominam no site: "What You See Is What You Play", sem contar que a resolução máxima de mapa q é 8xxx x 8xxx equivale a 1/3 do tamanho real, é uma coisa absurda, é perfeita p/ jogos com exploração total de World Map, tipo Oblivion, Fallout, GTA, etc. E n sei se vcs notaram mas a Crytek cobra uma taxa de 20% de royalties no lançamento comercial do jogo, mas ainda bem q ela n cobra antes hehe. Outro ponto positivo da Cryengine 3 é q ela ja oferece compatibilidade com 3dmax e Maya, tem alguns tutoriais no youtube ensinando a importar e exportar, mas não sei se da p/ fazer o mesmo com o Blender pois ainda n achei nada sobre ele nos forums da Crytek e nem no Youtube.
Estou quase terminando meu primeiro level 512x512 e estou acompanhando alguns tutoriais no youtube e curtindo mto a engine. Mas aconselho a baixarem o Crysis 2 Sandbox 3 editor:
http://www.mycrysis.com/news/community/the-crysis-2-editor-is-available-now
Pois ele vem com várias coisas do Crysis 2 (personagens, inimigos, texturas, decals, objetos, armas, etc) e por isso contém mais recursos q o SDK normal. É um pouquinho maior, mas vale a pena.
Bom, continuarei com os meus projetos p/ iOS Mobile na Unreal Engine 3 e deixarei a Cryengine 3 p/ os projetos de jogos maiores futuros. Obrigado!

19 de agosto de 2011 às 07:28
Anônimo disse...

Eu gostaria de desenvolver um RPG simples, daria como eu fazer o meu rpg no Cryengine 3? grato.

28 de agosto de 2011 às 20:05
Anônimo disse...

esse Crysis 2 Sandbox 3 editor so fonciona no win64??
Aqui tem o link do livro da crytek engine http://www.fileserve.com/file/b3bEBZy
Valeu

13 de setembro de 2011 às 17:23
Anônimo disse...

Caros amigos, estou querendo começar a estudar algum programa de desenvolvimento de games mas estou em dúvida quanto ao melhor programa para iniciar. Gostaria de saber a opnião de vocês.
Obrigado Pedro

17 de outubro de 2011 às 13:23
Anônimo disse...

Da para modificar o player durante o jogo usando o cryengine?

17 de outubro de 2011 às 13:58
Anônimo disse...

Da para exportar o que foi criado no Crysis sadbox2 para o cryengine?

18 de outubro de 2011 às 09:51
Anônimo disse...

É realmente uma engine muito boa, porêm precisa estar logado no site da Crydev se não o programa não abre, por isso prefiro o UDK que não precisa de internet o tempo todo para funcionar !

21 de outubro de 2011 às 09:07
Anônimo disse...

1 - A edição de personagens, carros e outros materiais, podem ser editados pela engine ou somente no 3dmax ou Maya?

2 - É possivel alterarmos o tipo de jogo? Como por exemplo fazermos um jogo que não é de tiro e sim de corrida ou luta?

Se alguem puder responder, agradeço! vlw galera

8 de novembro de 2011 às 10:14
Anônimo disse...

Daria para importar um jogo (em particular Warband 1.134) para o Cryengine. Porque ele já vem com um mapa "forest" só que está em "Arquivo CRY" ...
O que e como se possível devo fazer ?
obrigado !

21 de dezembro de 2011 às 15:49
Anônimo disse...

"Daria para importar um jogo (em particular Warband 1.134) para o Cryengine. Porque ele já vem com um mapa "forest" só que está em "Arquivo CRY" ...
O que e como se possível devo fazer ?
obrigado !"

Se não, qual programa eu devo ultilizar ?

22 de dezembro de 2011 às 12:22
lucarloro disse...

Será q tem como, fazer um "ArmA II" com a Cry Engine?

28 de dezembro de 2011 às 19:01
Anônimo disse...

Boa Noite.

Eu to começando agora com games, e preciso de uma informação

Tem como realizar jogo de corrida no CryENGINE

Desde ja agradeço!!!

2 de março de 2012 às 18:51
Anônimo disse...

O MEU N ABRE!! PQ?
APARECE ISSO

Call Stack Trace:
7) function=0x0000000039149D23
6) function=0x00000000009BF5F8
5) function=0x0000000000000010
4) function=0x00000000000002C0
3) function=0x0000000027064600
2) function=0xFFFFFFFFFFFFFFFE
1) function=0xFFFFFFFFFFFFFFFE
O Q EU FAÇO?

9 de junho de 2012 às 05:11
Anônimo disse...

porque fica aparecendo qnd eu ligo pc falta o arquivo dll cry render d3d9

28 de abril de 2013 às 11:46

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