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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lista de Features e Elementos de Game Design

Fonte: http://www.thelightofthedarkness.com

Vou falar aqui e agora um pouco sobre as features do jogo. Não falei muito disso até aqui. Então vou me aprofundar um pouco na mecânica do jogo e tudo mais:

Game Features:
A Luz da Escuridão é um sidescroller, com elementos de ação, RPG, plataforma, exploração e história. Inspirado em jogos como Castlevania, Odin Sphere, Actraiser e outros sidescrollers. O jogo possuí 5 características principais:

- Exploração “Metroidana”:
No game, o jogador tem um determinado nível de liberdade para explorar o cenário. Não há “fase 1″, “fase 2″, “fase 3″ e por aí vai, mas sim um único grande cenário a ser explorado. O jogador pode ir e vir de forma não linear. A necessidade de re-explorar o cenário é constante a medida que o jogador vai adquirido novas habilidades que permite ele explorar áreas antes impossíveis. O cenário é cheio de mistérios, perigos e desafios.

Para explorar o cenário o jogador conta com uma série de habilidades que incluem voar e planar, empurrar coisas além do uso de feitiços e itens para resolver puzzles do cenário.

Veja abaixo um exemplo da elaboração do cenário e baixe aqui a versão do level design em alta resolução:

- Evolução de atributos baseada em absorção de essência:
A Luz da Escuridão é um jogo baseado em atributos. Esses atributos determinam uma série de habilidades do protagonista usadas na exploração do cenário e no combate. A evolução desses atributos ocorre sempre que Sephius absorve essência de criaturas do game ou de estruturas do cenário como gemas.

No universo de A Luz da Escuridão, criaturas não tem sangue ou carne, mas sim uma energia vital que era chamada de essência. A essência carregava e determinava virtualmente tudo de uma criatura, até mesmo memória, conhecimento e força. Sephius pode absorver também diferentes tipos de essências necessárias para sua evolução saúde e habilidades místicas:

- Essência Periférica:[/B] Se encontra na forma gasosa. Determina a saúde de Sephius.
- Essência Místicas:[/B] Se encontra na forma liquefeita. Permite ao jogador executar feitiços e permite aprender novos feitiços.
- Essência Profunda:[/B] Se encontra na forma sólida. Determina atributos de Sephius como força, resistência, eficiência e quantidades de essências periféricas e místicas.
- Essências temperadas: [/B]Se encontra na forma gasosa. Modifica o status de Sephius temporariamente.

As criaturas e entidades que Sephius enfrenta também tem suas características baseadas em atributos, sendo relação de atributos de Sephius e das criaturas que determina coisas como valores de danos, danos críticos e etc.

- Uso de feitiços em combates e puzzles:
Feitiços têm um grande papel no game, não apenas no combate, mas também na exploração do cenário. Assim como os atributos, feitiços são aprendidos através da absorção de essências. Cada tipo de criatura permite ao Sephius desenvolver feitiços específicos. Essências de criaturas raras podem ensinar feitiços raros e poderosos.

Feitiços também possuem conseqüências podendo influenciar o comportamento de alguns elementos do cenário, como geisers, presença de lava, água e outras coisas. O uso de feitiços também influencia o aparecimento entidades em locais específicos do cenário. Por exemplo um uso excessivo de feitiços de fogo podem estimular o aparecimento de entidades de fogo. O objetivo disso é criar um elemento de cautela na forma de usar feitiços, principalmente em combates, além criar mais desafio.

Outro elemento muito importante do game é a combinação de feitiços. No game, existem feitiços fracos (quase sempre projéteis de “casting” instantâneo) e feitiços fortes (geralmente feitiços de área mais lentos de serem “castados”). Feitiços fortes são executados através da combinação de feitiços fracos. Por exemplo, na combinação de um feitiço de sopro (ar) e um feitiço de fogo, cria-se um sopro de fogo. Um sopro de ar com gelo, um sopro de gelo. Luz com gelo, cria um cristal que pode iluminar o cenário. Algumas combinações podem não resultar em nada útil, já outras podem até mesmo resultar em dano para o jogador, como na mistura de água e relâmpago. O jogador deve durante o jogo ir experimentando essas combinações para descobrir que resultado elas geral. Existe todo um arsenal de feitiços que podem ser desenvolvidos no game, sendo instigante aprender e descobrir combinações a medida que se progride no jogo.

Nos combates os feitiços devem ser usados com sabedoria. Cada tipo de criatura tem diferentes tipos de resistências e fraquezas. Algumas óbvias como não “castar” gelo numa entidade de gelo, mas outras menos intuitivas.

Os feitiços também são muito importantes na exploração do cenário e na superação de obstáculos pelo caminho. Feitiços tem muitas formas de interações como o cenário. É possível por exemplo congelar água, solidificar lava, iluminar, destruir e mover estruturas, criar plataformas e mais.



- Combate:
Existem 3 elementos básicos envolvidos nos combates no game: Ataque físico (espada), ataque místico (feitiços) e defesa (escudo). É planejado que o game tenha bastante tipos de criaturas. Cada criatura tem sua própria forma de ser combatida. Algumas são mais vulneráveis a feitiços, outras a ataques físicos.

A mecânica dos ataques físicos não é muito complexa, dados os outros elementos de atributos e etc. Por padrão, Sephius conta com uma seqüência de 3 ataques básicos (com o último mais forte) e uma seqüência especiais com 5 ataques que pode ser executada concentrando a espada por alguns segundos. Existem ataques especiais como um “shorriuken” e uma “martelada, que são executadas com simples combinações de botões.

O uso do escudo é usado principalmente contra criaturas que fazem uso de projéteis e feitiços, mas pode também ser usado para proteger de ataques físicos normais. O escudo possui uma resiliência básica, podendo ser destruído caso usado em demasia.

- História:
Como o universo de A Luz da Escuridão vai além do game, o elemento da história é muito importante na experiência do jogo. Diálogos dublados e cutscenes vão contanto o contexto dos eventos do jogo e dando um destaque maior para o jogo.
Nos menus, o jogador pode conhecer muito mais sobre o universo, sobre as criaturas e sobre os personagens que aparecem no jogo. Cada item, feitiço, criatura tem sua própria história e relação com outros eventos do universo.

Bom, é isso. Existem outras features planejadas, outras ideias para talvez inserir no jogo, se for viável.

Estou muito aberto a idéias, opiniões e feedback. Rolando uma versão beta isso vai ser ainda mais importante.

1 comentários:

Anônimo disse...

show!

10 de setembro de 2011 às 11:17

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