Compartilhe

sexta-feira, 19 de março de 2010

Primeiro Tutorial em Português da UDK Brasil

Já está na internet o primeiro Tutorial da Unreal Development Kit em português.
Desenvolvido pela UDKBrasil, é gratuito e estará dividido em várias partes.
Vale lembrar que não há nenhum vínculo empregatício ou ligação com a Epic Games. O Tutorial é feito por estudantes para estudantes e não é oficial.

Introdução e interface



Menus e Viewports



Unreal Básico dos básicos



Terreno Simples



Iluminando o Terreno



Simulando Atmosfera




Aplicando Texturas

110 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo...
Gostei mt do tutoriais q vcs fizeram!
mais ai pelo youtube a qualidade eh mt ruim, tem como vcs colocarem o um link pra download?
vlw, parabens...

28 de março de 2010 às 07:13
Clovis Eduardo disse...

Lucian
Obrigado pelo elogio. Os tutoriais deram um pouco de trabalho mas é bom saber que estão servindo para o aprendizado. Verifique no menu abaixo do vídeo se há uma opção para visualização do vídeo em maior qualidade. Se não me engano, vc pode escolher entre 360p e 480p.

Valeu

29 de março de 2010 às 09:08
Heriksson Miguel disse...

olá clovis adorei os videotutoriais, trabalho com 3ds max a 5 anos, porém estou tendo dificuldade de enviar personagens com rigs e usa-lo como meu personagem, se tiver algum tempo sobrando poderia disponibilizar tutoriais avançados sobre a interação UDK MAX.

vlw

20 de abril de 2010 às 09:39
Clovis Eduardo disse...

Heriksson

Obrigado pelo apoio. Seja bem vindo.

Realmente, criar o próprio Player na UDK ainda é um problema sério. Se não me engano, nas video aulas disponibilizadas pela UDK há uns estudos sobre como usar Bones e Rigs na UDK, dá uma olhada lá: http://udkbrasil.blogspot.com/2009/12/tutoriais-oficiais-da-epic-unreal.html

20 de abril de 2010 às 11:08
Tarcísio disse...

Parabens Amigos, sou desenvolvedor de jogos tb, sua iniciativa é bem vinda sim, continuem com o bom trabalho !!

28 de abril de 2010 às 17:33
Eduardo Henrique disse...

Olá sempre quis criar jogos etc, tenho muita criatividade e vontade, tenho noções um pouco básicas de 3DS max, cheguei a usar mas desisti pq a coisa na escola tava ficando dificil etc, tenho 15 anos, quanto tempo deve demorar pra se fazer um mapa que seja com qualidade do A.V.A e 'jogável'?(contando desde que não se saiba nada, não do momento em como fazer..), posso usar até 4-5 horas por dia, eu sei que é complicado e tudo mais...e também queria saber se é necessário um bom Hardware, tenho um AMD X3 2.9ghz 4gb 800mhz (max 8gb), e HD4770 será que dá pra rodar esse programa com facilidade, ou devo melhorar algo? fiquei feliz por ter um blog até que completo no Brasil, eu até entendo que deva faltar agora, mas com o tempo vai ficando com mais conteúdo, fiquei animado agora rsrs espero aprender fazer algo interessante por meio da UDK. vlw

28 de abril de 2010 às 18:00
Clovis Eduardo disse...

Shendoo Obrigado pelo apoio. Seja sempre bem vindo.

Eduardo Henrique, seja bem vindo.
Criatividade é um bom requisito para qualquer trabalho artístico.

Vou tentar responder as suas perguntas. Vou tentar heim!

Bom, eu não sei o que é A.V.A, mas, em se tratando de um trabalho de modelagem, tudo vai depender do seu nível de comprometimento com os estudos, tanto da UDK quanto de algum motor gráfico para modelagem em 3D.

Eu estudo 3D desde o final de 2006. Deixei de lado a profissão de desenhista artístico e publicitário, parei de dar aulas e tudo para me dedicar ao 3D. Atualmente estudo quase o dia inteiro. Divido o tempo entre produção e estudar 3D. Eu conheci um rapaz que partiu do zero e, em 20 dias de estudo do 3D MAX, já estava melhor do que eu que demorei cerca de 3 anos. O desenvolvimento em 3D pode variar muito de pessoa para pessoa, principalmente quando se trata de estudar por conta própria. O mais importante é praticar sempre, de maneira disciplinada para não afetar os estudos na escola. Havendo oportunidade de se matricular em um curso de 3D MAX, é sempre uma ótima pedida.

Suas configurações são boas, vá em frente.

Não esqueça de submeter seus estudos à uma pessoa mais experiente. Isso ajuda bastante na melhoria do aprendizado. Boa sorte.

29 de abril de 2010 às 03:24
Eduardo Henrique disse...

OK, obrigado, e AVA é um jogo FPS online feita na UDK também certo, na verdade é Alliance of Valiant Arms... então já vou começar a estudar, se eu ver que ficar meio difícil para aprender sozinho eu faço um curso mesmo, mas enquanto isso vou lendo aqui na parte 3Ds MAX, e também em um fórum bem grande, que vocês devem conhecer, 3D1.. Obrigado, mas só uma coisa, sei que é cedo, mas há necessidade de estudar os renders do max mais afundo como Mental Ray etc? ou isso dá para ser feito na UDK mesmo?

29 de abril de 2010 às 10:54
Clovis Eduardo disse...

Eduardo Henrique

Conheço bem o site 3D1 é digo sem dúvidas que se trata do MELHOR site sobre 3D do Brasil. para você ter idéia, é a página inicial aqui no meu navegador de internet.

Quanto ao estudo do Mental Ray do 3DMAX, não será preciso, pois a UDK tem seu próprio sistema de Render.

Porém, é sempre bem vindo estudar o sistema de render. Principalmente se vc pretende fazer alguma animação (cinematics) para o jogo.

Boa sorte

29 de abril de 2010 às 14:07
Juacquin de Afonso disse...

Muito bom!! Esta de parabéns!! Abração!

30 de abril de 2010 às 12:14
=Fuzileiros Navais= disse...

Hum.. eu estou com uma duvida no UDK não da para mover objetos que prontos? tipo eu faço 1 cubo e coloco textura depois disso não posso mais mover ele? D:

4 de maio de 2010 às 16:34
Clovis Eduardo disse...

Fuzileiros Navais

Pode sim. Se vc observar o mapa com estrutura Wire, verá que o CUBO criado e texturizado é representado por um cubo com linhas azuis. Vc poderá clicar nele e mover. Porém, é necessário que faça um BILD ALL da cena para que o motor gráfico possa calcular o render novamente.

5 de maio de 2010 às 07:43
=Fuzileiros Navais= disse...

muito obrigado por responder :D , mas me fala uma coisa é normal demorar muito para dar build na luz quando coloca o ceu? aqui demorou umas 5 horas e não terminou D: ai cancelei :P .Desde já agradeço. ( tem como me passar seu msn? :P)

6 de maio de 2010 às 19:01
Clovis Eduardo disse...

=Fuzileiros Navais=

Uma vez um amigo, professor e mestre nas artes digitais falou-me um ditado informatisado que me instruiu muito:

"Se está difícil, é porque está sendo feito errado!"

Reveja o tutorial que ensina a criar o céu. O render está demorando porque você criou um céu muito grande. Isso faz com que sua máquina calcule os Photons em toda essa área definida. Por exemplo:

Se crio um mapa pequeno, de uma rua com algumas casas e fizer um render ou Bild All sem o céu, não vai demorar muito para que a máquina calcule os photons, porque se trata de um curto espaço de emissão. Mas, ao inserir um céu (skydome) do jeito que ele aparece quando lançamos no mapa, sem alterar as escalas. Isso fará com que a máquina calcule um longo espaço onde esses photons estão sendo emitidos até rebater sobre o skydome. OU seja, o Skydome que vc está inserindo é MUITO EXTENSO.

Procure diminuir o tamanho do skydome e lembre-se, quanto mais leve for seu mapa, melhor para carregar e fazer o render.

Boa sorte.

7 de maio de 2010 às 07:42
=Fuzileiros Navais= disse...

muito obrigado denovo =D , bom eu estou aprendendo ainda então estou criando mapas pequenos mas notei que meu UDK não tem texturas de madeiras (ja procurei "wood" e não tem nenhuma =/ ) gostaria de saber como faço para colocar texturas no udk pq eu tenho algumas fotos de madeiras q eu usava em outros programas mais simples tipo o Game_Maker7 =)é possivel fazer isso? :D (é que na verdade eu não sei muita coisa do UDK então... =/ )

7 de maio de 2010 às 15:38
Clovis Eduardo disse...

=Fuzileiros Navais=

Se você quer mesmo aprender a criar jogos terá de se habituar a rotina dura de pesquisa e de aprendizado de programas profissionais.

Criar texturas é um processo complexo. Não é difícil, mas é necessário em primeiro lugar saber fazer uso de algum programa de edição de imagens. Recomendo o uso do Photoshop.

Recomendo que siga os tutoriais da Epic Games para melhor aprendizado da questão de criação de texturas:
http://udkbrasil.blogspot.com/2009/12/tutoriais-oficiais-da-epic-unreal.html

7 de maio de 2010 às 16:16
Evandro Teixeira disse...

Pessoal, alguém sabe como concertar o problema de carregamento do UDK? Toda vez que inicio o programa ele trava no arquivo A_Weapon_ShockRifle.upk. Eu já tentei re-instalar a engine, o directX e o .NET Frameworks 3.5 mas nada resolveu o problema ;(

Por favor se alguém souber, eu ficaria grato - a engine rodou tranquilo no primeiro dia quando eu instalei, depois que fechei começou esse problema ;(

E parabéns a equipe da UDKBrasil! Definitivamente foram os primeiros a trazer esse conteúdo em português...

Abraços,

Evandro Teixeira.

10 de maio de 2010 às 10:40
Clovis Eduardo disse...

Evandro Teixeira
Obrigado pelo apoio.

Esse tipo de problema já ocorreu com vários usuários. Uma forma que arrumaram para consertar esse problema foi a instalação de um sistema operacional sem problemas de DLL. Sabe aqueles "Windows bugados", como alguns chamam, que vêm com problemas de DLL no DX. Pois é,já tive esse problema usando o WinVista piratão e só consegui resolver instalando o win7Home Original.

Não estou pregando contra pirataria nem a favor da Microsoft. Até porque não conheço ninguém que tenha comprado nada pirata, mas sim compatilhado. Só que, em se tratando de profissão, não podemos trocar o certo pelo duvidoso na hora de cumprir prazos.

Um amigo meu desistiu de usar a UDK até migrar do XP para o WIN7.

Não sei como resolver esse problema, a única solução talvez seja a instalação de um OS sem problemas com DLL.

10 de maio de 2010 às 11:46
Evandro Teixeira disse...

Olá Clovis,

obrigado por responder minha dúvida :)

Talvez eu vou tentar fazer o upgrade para Windows7 para consertar esse problema, pode até ser problemas com DLL mas não pelo motivo de SO pirateado - o meu sistema operacional é o Vista 32bits e já veio pré-instalado no meu notebook HP Pavillion :)

Abraços e continue esse excelente trabalho que com certeza vai ajudar muita gente Brasil á fora (estou incluido também hehheh)!

10 de maio de 2010 às 12:29
Unknown disse...

eai galera da udk brasil blz???
eu sei mexer com maya e estou fazendo ums jogos no udk mas estou com problemas pois n consigo importar texturas se vcs puderem faze rum tutorial assim agradeço ^^
msn cesar.b.f@hotmail.com

12 de maio de 2010 às 15:53
=Fuzileiros Navais= disse...

Clovis será que é possivel você fazer videos tutoriais de como criar um personagem no 3Ds Max 2011?
Desde ja agradeço.

18 de maio de 2010 às 17:25
Clovis Eduardo disse...

cesares
Seja bem vindo. Nos tutoriais da EPIC, você encontrará muita coisa sabre criar texturas. Na verdade, na UDK, se aplica MATERIALS sobre objetos. Confira lá.

=Fuzileiros Navais=
Bem que eu queria poder fazer isso. Mas demora muito. Até pretendo, assim que aliviar aqui. Mas, recomendo que você visite o site www.3d1.com.br. Lá você encontrará TUDO o que precisa para criar um personagem e animá-lo. Não perca TEMPO. Só recomendo que procure praticar a técnica de Edge Loops exaustivamente. Quando você for animar, vai me dar razão.

Boa sorte pra vocês.

18 de maio de 2010 às 19:57
Evandro Teixeira disse...

Olá Clovis,

muito obrigado pela sua dica que realmente funcionou (10 de maio de 2010) :)

Hoje eu fiz o upgrade da Hp para o Windows 7 e o UDK funcionou perfeitamente inclusive reiniciei o programa diversas vezes só para ter certeza heehheh (doideira)...

Abraços e parabéns pela visual novo do site!!

20 de maio de 2010 às 00:16
=Fuzileiros Navais= disse...

clovis eu não encontrei tutoriais no 3d1 ensinando modelar humanos =/ (você tem o link de algum crack para o 3ds max 2011? :D )

22 de maio de 2010 às 15:42
Anônimo disse...

Boa Noite;
Graças aos tutorias do site, já estou conseguindo desenvolver cenários, pegando umas boas dicas.
No entanto, estou com um problema muito básico, mas não consigo resolver. Como eu faço para apagar um objeto sólido? Por exemplo: criei um cubo (cube + CSG add), mas percebi depois que ele não se adequava. Tentei apagar do jeito mais óbvio, dando delete, mas não rolou.
Então, usei o CSG Substract e o cubo sumiu. No entanto, quando eu coloco na visão de Brush Wireframe, o cubo continua aparecendo lá.
Sei que como objeto sólido em si não existe mais, mas continua me atrapalhando na visualização aquilo lá. Não tem como sumir?

25 de maio de 2010 às 17:16
Clovis Eduardo disse...

Fuzileiros Navais
republiquei uma matéria sobre um ÓTIMO TUTORIAL sobre modelagem em 3D, lá ensina legal a técnica. Vale a pena conferir

Anônimo
Seja bem vindo. Você pode selecionar o objeto em visão wire e deletá-lo. Para ver o resultado, basta clicar em bild.
Boa sorte

25 de maio de 2010 às 17:30
Anônimo disse...

Aproveitando:

Tentei seguir o tutorial da Epic Games mesmo pra criar um material. É bem completo, bem explicativo, mas o cara simplismente esquece que noobs como eu não sabem importar a textura do photoshop pro UDK. Tentei fazer mais ou menos como ele faz no vídeo, mas a minha textura não é importada pro UDK; ela falha.
Isso que salvei na mesma extensão do cara lá.
=/

25 de maio de 2010 às 18:50
Anônimo disse...

PS: Valeu pela ajuda. Consegui deletá-lo e já não me atrapalha mais =D

25 de maio de 2010 às 18:51
Clovis Eduardo disse...

Anônimo
Verifique se sua textura é múltipla de 2 (ex: 512x512, 1024x1024) e se está SALVANDO a textura no formato adequado. No caso da UDK é o formato TARGA sinalizado pelas siglas TGA.

Boa sorte

26 de maio de 2010 às 03:57
Anônimo disse...

Valeu!

O problema era mesmo com os múltiplos de 2.

26 de maio de 2010 às 14:09
Unknown disse...

oi,tento baixar o udk ele baixa mas nem abre.queria muito usar, tenho o xp e o linux e no outro pc tenho vista , não sei o que to fazendo errado,ele baixa, aparece o icone na area detrabalho eu clico ele abre uma janela linda e ....fecha tudo, não roda.o que estou fazendo errado?

3 de junho de 2010 às 05:46
Clovis Eduardo disse...

KACIAK
Seja bem vindo

Olha, em princípio, não há nada de errado na sua ação. Mas, devido as constantes reclamações aqui no blog de pessoas que tiveram o mesmo problema, inclusive eu, posso afirmar com muita propriedade que se trata de problemas de DLL e no Direct X do OS que está instalado.

Experimente usar um OS mais novo e verifique se ele está com problema de DLL, os chamados "Windows Bichados".

Tive muito problema com isso, não só para usar a UDK, mas para instalar jogos. Só consegui jogar GTA IV (original) 5 meses depois quando comprei o Win7 original. Ou seja, tive de esperar 5 meses pra poder jogar só porque o OS estava com problemas de DLL. O pior é que, até descobrir a solução do problema, foram horas e horas instalando e procurando programas para corrigir o jogo (achando que o problema era do JOGO).

3 de junho de 2010 às 09:21
Anônimo disse...

Gostei muito msm mais poderiam colocar um como fica quando vc termina tudo

12 de junho de 2010 às 12:02
UDK BRASIL disse...

Bom amigos adorei o blogs de vcs eu gotaria de pedir para vocês da udk brasil continuar,nunca desistir e se precisar de ajuda e só falar comigo.
eu não poderei ajudar no programa udk mais poderei ajudar no site, eu trabalho com sites pode me chamar se precisar.
cassio22avelar@gmail.com

17 de junho de 2010 às 03:07
Clovis Eduardo disse...

Anônimo
Não entendi o seu pedido.

"Ah!!! Se Deus estivece VIVO!"
Bom,agradecemos seu apoio. Quanto a sua oferta, assim que conseguirmos transformar o Blog em um Fórum, sua ajuda será bem vinda sim, principalmente na criação de tópicos e grupos de estudos. Valeu

18 de junho de 2010 às 13:06
Anônimo disse...

FLP;ADOREI SEUS TUTURIAS ESTO COMESANDO AGORA MECHER NO UDK JÁ MECHO COM O 3D MAX AUS 2ANOS MAIS ACHO A INTERFAÇE DE CRIASÃO DE JOGO MUITO DIFISIO PELO O Q EU VI O UDK E MAIS “FAÇIO” QUERIA SABER SO UMA COISA O Q MEU PC PRESISA PARA USAR O UDK OS REGUISITOS MINIMOS?

19 de junho de 2010 às 06:12
Unknown disse...

Vcs sao d+ otima iniciativa, pretendo aprender muito por aqui, tenho muitas ideias mas nao sei como realiza-las e naum sei nada de criacao disigner. programacao e etc... vcs poderiam me dar algumas dicas de cursos, apostilas, pesquisas para que possa ja comecar a estudar? e tenho certeza de que um dia o brasil estara no mercado de entreterimento eletronico!!!!!! (oq falta nesse pais e insentivo pq talentos nos temos!)

19 de junho de 2010 às 23:42
Clovis Eduardo disse...

Anônimo. Segue a lista de requisitos para te ajudar.
Mínimo:

* Windows XP SP2 or Windows Vista
* 2.0+ GHz processor
* 2 GB system RAM
* SM3-compatible video card
* 3 GB free hard drive space

Recomendado:

* Windows Vista 64 SP2
* 2.0+ GHz multi-core processor
* 8 GB System RAM
* NVIDIA 8000 series or higher graphics card
* Plenty of HDD space


Leandro. Se você deseja aprender, já é uma boa iniciativa. Mas, lembrando que desenvolvimento de games é um trabalho coletivo e demorado. Ainda que você se especialize em várias áreas desse ofício, necessitará estar em uma equipe. A melhor dica que posso te dar é que procure uma área que te satisfaça entre a programação e computação gráfica e estude muito. Os bons desenvolvedores são verdadeiros maratonistas no estudo das ferramentas de desenvolvimento de games. Não há uma fórmula mágica ou um aplicativo que, com poucos botões, possa desenvolver um jogo completo. É um trabalho complexo e demorado que necessita especialização em várias ferramentas. Por exemplo. Para fazer uma modelagem orgânica (de uma pessoa), eu comumente uso dois programas até obter o resultado final. Inicio a modelagem em poly no 3DMAX, depois jogo para o Zbrush e aumento a qualidade da malha, colocando detalhes. Logo após, lanço a modelagem para o 3DMAX para fazer o acabamento da malha. É um trabalho demorado, mas divertido.
Aqui no blog há vários tutoriais básicos e avançados. Fique a vontade.

_____________________________________________________________________________


Gostaria de pedir aos anônimos para que se identifiquem mesmo usando a postagem anônima. Assim fica mais fácil para diferenciar os participantes.

Valeu

20 de junho de 2010 às 06:16
Gabriel Lasso disse...

olá udk brasil
essa é a primeira vez q eu uso uma engine 3D (eu ja trabalhei com rpg maker e gama maker), e sempre quando eu abro o aplicativo UDK (UDK\Binaries\Win32 e UDK\Binaries\Win64) aparece um erro "UDK.exe parou de funcionar"
eu uso windows vista (ñ sei se é 32 ou 64 bits e nem qual service pack) processador "AMD Turion(tm) 64 x2 Mobile Technology TL-50" 4 Gb de RAM
nao sei se estou abrindo o aplicativo certo ou se o problema é do meu computador mesmo
eu uso a versao beta de julho

27 de julho de 2010 às 10:36
Mr. Burns disse...

Muuuuuuuuuito obrigado!! quero ver se consigo criar um pequeno jogo de aventura com este motor, mas eu não percebo rigorosamente NADA de UDK nem basic, nem scripts, nem 3d studios, pelo que terei sempre de usar objectos pré-criados pelos jogo e pesquisar a net por texturas. MUITO obrigado por estes tutoriais, a ver se consigo perceber alguma coisa disto!

27 de julho de 2010 às 18:52
Clovis Eduardo disse...

Lasso - O que tem acontecido com muita gente aqui no blog são problemas relacionados ao DIRECTx e DLLs. Na maioria dos casos, temos sempre recomendado o uso de sistemas operacionais com boa qualidade, que não seja os chamados Windows bichados. Sistemas que, por algum motivo, vêm com problemas de DLLs.

No seu caso, não creio que o problema seja do processador ou do restante da arquitetura do PC, mas do sistema operacional. Não gosto de apontar soluções definitivas, até porque não sou especialista em sistemas operacionais, tão pouco em DirectX. Mas, uma solução que tive, embora radical, solucionou de vez meus problemas de compatibilidade tanto com a UDK quanto outros motores gráficos e jogos. COMPREI UM SISTEMA OPERACIONAL ORIGINAL e que suportasse DirectX10.


Mr. Burns
Esse Blog é para estudantes. O objetivo dele é para que pessoas como você e eu tenhamos um espaço para o aprendizado da UDK e outros programas com o intúito de alcançarmos conhecimento na produção de games. Procure aprender primeiro, independente de cronogramas ou metas. Procure aprender as técnicas de modelagem e uso da UDK. Com o tempo verá que não há nada de misterioso nesse meio a não ser o quanto você estuda e aprende. Quando fiz esses tutoriais, nem imaginava do quanto já havia aprendido nesse motor gráfico e o quanto poderia ser útil esse conhecimento, embora fosse ainda tão novato quanto qualquer outro aqui. Essa troca de conhecimento é o que faz a diferença. Em breve teremos a alegria de publicar jogos demos feitos por pessoas que começaram do zero junto coa gente. Não vejo a hora disso acontecer.

27 de julho de 2010 às 21:18
Gabriel Lasso disse...

Eu acho que estou com um problema com DLLs como disse Clovisbatebola, então alguem podeia listar as DLLs que o UDK usa para eu baixá-las no site http://www.dll-files.com/ ?

30 de julho de 2010 às 14:43
Ricardo Gonzales disse...

Alguém pode me ajudar , eu instalei o Unreal no meu pc eu uso Windows 7 64 bits
gostaria de saber se ele é compativel no Windows 7 64 bits ou não

2 de agosto de 2010 às 11:56
Ricardo Gonzales disse...

Por favor alguem sabe se o Unreal funciona no Windows 7 64 Bits

2 de agosto de 2010 às 12:00
Anônimo disse...

Bom, eu estou com um pequeno probleminha... quando eu adiciono a "atmosfera" o meu céu some e o mapa fica com um contorno esbranquiçado...
alguém sabe o que é isso? =/

6 de agosto de 2010 às 19:29
Anônimo disse...

FLP:NA HORA DE ABRIR O PROGRAMA APARESE UMA MSM A SIM O UDK.EX ENCONTROU UM PROBLEMA E PRECISA SER FECHADO - EU BAIXEI A Q NESTE SITE JA E 3 VEZ Q BAIXO QUEM SUBER RESOVER O PROBLEMA PORFAVOR POSTA AI O Q EU POÇO FAZER PRA CONSERTA ISTO.

7 de agosto de 2010 às 12:55
Clovis Eduardo disse...

Pessoal, me perdoe a demora em responder. Muitas das vezes eu não respondo nada porque não tenho soluções satisfatórias(ou nem idéia de como resolver as questões). Mas vamos lá.

Lasso
Não sei te dizer quais são as DLLs, a única coisa que descobri é está relacionado ao DX. Verifique se a postagem PROBLEMAS COMUNS te traz alguma solução: http://udkbrasil.blogspot.com/2010/08/problemas-comuns.html

Ricardo Gonzales
Até onde sei a UDK é compatível sim. Experimente a versão Beta de Agosto e nos reporte sua experiência usando W764bits.

Quanto ao problema da atmosfera esbranquiçada do Anônimo, creio que não se trata de um problema ou bug (que também é um problema, srsrs), mas o uso sem saber de teclas de atalhos que tornam os Meshes invisíveis. Nesse caso, verifique se apertou a tecla W. O visual esbranquiçado pode ser referente ao uso de algum heightFog na cena. Representado pela cabeça de um dragão, o heightfog cria atmosfera na cena, tais como neblina, nevoeiro, atmosfera a distância, etc.

Ao anônimo que está com problemas de DLLs, verifique se a postagem PROBLEMAS COMUNS te traz alguma solução: http://udkbrasil.blogspot.com/2010/08/problemas-comuns.html

25 de agosto de 2010 às 22:41
Só Musica Negra disse...

ADOREI O TUTO TRABALHO COM BLENDER E UNITY AGORA GOSTEI MUITO DO UDK VOU COMEÇA TRABALHA COM ELE SOFT SESSACIONAL MAIS UM PROBLEMINHA INSTALEI ELE SO QUE ELE CARREGA DIREITIN E DA UM ERRO E FECHA NAO SEI PORQR SE SOUBEREM DA UMA UM TONQUE OK AGRADEÇO

13 de setembro de 2010 às 07:33
Só Musica Negra disse...

nossa valeu ae rapaziada as respopsta meu problema acho q e o pc mesmo eu acho

13 de setembro de 2010 às 19:45
marco disse...

por favor estou com um problema no meu UDK q tbm This game requires at least Shader Model 3.0

eu baixo o programa certinho e quando vou abri aparece uma mensagem de erro dizendo:

O UDK.exe encontrou um problema e precisa ser fechado.

Se você estava no meio de alguma operação, as informações nas quais você estava trabalhando podem der sido perdidas.

Informe este problema à Microsoft.
Criamos um relatorio de erros que você pode nos enviar. Esse relatorio será considerado confidencial e anônimo

e as seguintes opções "enviar relatorio de erros" "não enviar"

E isso acontece no meu UDK e no Blender quero muito a sua ajuda desde já agradeço

3 de outubro de 2010 às 13:52
Clovis Eduardo disse...

markinhosmpta
dá uma olhada nisso aqui:

http://udkbrasil.blogspot.com/p/problemas-comuns.html

3 de outubro de 2010 às 16:55
Anônimo disse...

cara sera que voce pode min manda o link do site que voce baixou esse progama cara eu vi uns videos e queria muito aprender a mexe nesse progama e ate cria ums jogos legais deise ja muito obrigado envia por meu e-mail por favor.

e-mail: alex8b8b@gmail.com

valeu e obrigado mesmo.

23 de outubro de 2010 às 11:30
Clovis Eduardo disse...

Anônimo
Você pode baixar a UDK aqui no blog pelo link http://udkbrasil.blogspot.com/2010/09/download-da-udk-versao-beta-de-setembro.html

Lembrando que a Unreal Development Kit é gratuita e não requer nenhum custo para instalação. Leia atentamente as condições para venda de jogos feitos pelo motor gráfico da EpicGames.

Boa Sorte

23 de outubro de 2010 às 14:10
NeTBuS disse...

Ola,aonde eu posso baixar este programa?
Ele è de graça?
Se é pago quanto custa?
Não tem crack?
Obrigado.

24 de outubro de 2010 às 18:27
Clovis Eduardo disse...

NeTBuS
Leia acima do que vc escreveu

24 de outubro de 2010 às 19:05
Anônimo disse...

olá,parabéns pelo blog,é maravilhoso,sou iniciante no UDK,pretendo criar um jogo,obrigado pelos tutorias,aqui vou aprender rapidão como usar o programa ;D

25 de outubro de 2010 às 19:41
hiperdownsload disse...

Olá meu nome é Daniel, estou fazendo um curso de play game com UDK e Maya. tenho duas perguntas:

Mas antes gostaria de parabenizar pela iniciativa, pois acho que informações como essas ajudam quem está estudando,pois são muitas informações que nos passam na sala de aula e o video como esse ajuda muito.

existe outros videos com o tutorial em portugues ?
existe outros videos com o Maya 2009 ?
se possivel envie essa resposta no meu e-mail por favor: daniel@sportmarket.com.br

Também tenho um empresa especializada em MKT esportivo e projetos incentivados pelo governo federal e Estadual,enfim caso tenha algum projeto que possamos inscrever para queseja incentivado entre em contato comigo, isso serve para qualquer desenvolverdor de games, (Projetos de Games)

Obrigado, aguardo o retorno!!

Daniel Bergoce

7 de novembro de 2010 às 19:19
Clovis Eduardo disse...

Daniel, em primeiro lugar, seja bem vindo ao blog. Saiba que o espaço está disponível para você e qualquer outro que queira divulgar seu trabalho e até mesmo colaborar para o blog.

Respondendo as suas perguntas:
"Existe outros videos com o tutorial em portugues?" Sim, existem vários, confira http://udkbrasil.blogspot.com/search/label/Primeiro%20Tutorial%20em%20Portugu%C3%AAs%20da%20UDK

existe outros videos com o Maya 2009 ?
Geralmente, os vídeos de tutoriais da UDK são, em sua maioria usando programas da Autodesk, ou seja, em Maya ou 3Dmax. Estamos para criar uma tag só para tutoriais usando Maya, creio que isso irá ajudar aos usuários do programa.

A iniciativa deste Blog foi para dar apoio aos grupos de estudo na UDK. Hoje já temos várias pessoas criando seus próprios projetos e formando grupos de estudo. O nosso objetivo é cavar a possibilidade de impulsionar o desenvolvimento de games com engines de alta qualidade no mercado nacional, em especial a Unreal Engine3. Como, infelizmente, os grandes profissionais brazucas não disponibilizam conteúdo didático e quando o fazem, cobram MUITO CARO para isso, este blog optou pelo material gratuito. Uma ação de estudantes para estudantes. Sem necessidade de cadastros ou login para acessar conteúdo. Hoje temos uma visitação consideravelmente boa para um blog sem conteúdo pornográfico e sem downloads ilegais. Um publico fiel que acompanha o blog sempre ligado em tutoriais novos.

Seja bem vindo

8 de novembro de 2010 às 04:29
Unknown disse...

Olá.
Antes de mais nada, parabéns pelo ótimo blog, muito obrigado pelos tutos postados aqui e etc. Aqui está sendo onde passo boas horas pesquisando e melhorando meu aprendizado.

Clovis, sou iniciante no UDK e até então estou acompanhando os Tutoriais Oficiais e os BR postados junto com um colega, gostaria de saber se para desenvolver objetos, os "Static Meshes", deveríamos dar ênfase ao Maya ou 3DMax?
Em qual voce acredita ser melhor para se iniciar?

Grato desde já!

30 de novembro de 2010 às 14:32
Clovis Eduardo disse...

Brons
Obrigado pelo apoio. Bom saber que o blog da UDK Brasil está ajudando tanta gente.

A criação de Static Meshes é um processo complexo que pouco depende do uso do software A ou B. O ideal é que você saiba o potencial de cada um e esteja disposto a estudar adequadamente. Geralmente, usa-se o Maya para animação e o 3DMax para modelagem, embora ambos dêem conta de todo processo necessário. A UDK parece dar uma preferência pelo Maya em algumas ocasiões relacionadas as coordenadas. Mas não é nada com que se preocupar. Existe também o Blender que é tão capaz quanto os outros programas citados, coa diferença de ser gratuito.

Penso que o programa ideal é aquele que você esteja disposto a estudar com persistência. Eu, sempre que vejo que estou perdendo um round pro software, espero soar o gongo e apostar no próximo round.

30 de novembro de 2010 às 15:53
Unknown disse...

Pois é Clovis, pra ser sincero até andei uns tempos mexendo no Blender, entretanto apanhei já na interface dele e por fim está aqui guardado numa "gaveta" do HD esperando um milagre. Mas enfim, vou esperimentar o Maya e ver o que sai. Obrigado mesmo pela orientação.

Já que estou aqui, aproveito pra questionar sobre algo que ocorre as vezes quando estou no Geometry Mode. Quando vou dividir uma parede por exemplo em mais vertices, as flechas X/Y/Z ficam totalmente fora do plano, para ser mais exato ficam numa orientação "diagonal" após eu movimentar os novos vertices e não consigo voltar depois, mesmo começando projeto novo. Provavelmente faço algo de errado, mais não sei o que e nem como resolver se isso ocorre. Fui claro?

Abraços e forte aperto de mão.

2 de dezembro de 2010 às 13:50
Clovis Eduardo disse...

Brons,

Se eu te contar que engavetei o 3DMax várias vezes por não conseguir entender os menus, você acredita? Isso é normal, principalmente quando está tentando aprender por intermédio de tutoriais na internet.

Eu costumo pensar que todo programa tem uma barreira de entendimento. Que seria a lógica funcional. A partir do momento que entendo como o programa funciona, ou pelo menos como funcionam no básico, consigo alcançar êxitos. Ou seja, ultrapassar essa barreira é primordial. O mais interessante é que, depois de meses que você ultrapassa essa barreira, você acaba olhando pra trás e percebendo como era "ruinsinho". E assim vai. Vale a pena gastar mais tempo para ultrapassar essa barreira.

Com relação as flexas XYZ, que chamam de Gizmo ou Pivot, não há o que se desesperar. O Gizmo está parecendo desconfigurado, mas não está. Verifique no menu horizontal, abaixo das opções de File, Edit, View...há um botão escrito LOCAL ou World. Estas duas opções representam se você quer manipular os objetos levando em consideração a área o espaço curto, LOCAL, ou a manipulação do ambiente ao todo, WORLD. Ou seja, nem eu acredito que seja possível explicar isso de uma maneira não prática. Testa aí e depois reporta.
Ah sim. Se você estiver tendo problema de visualização do Pivot (Gizmo) ou derrepente ele está aparecendo longe do objeto, clica com o botão direito e veja a opção PIVOT. Alí há opções para resetar o local, para salvar o PIVOT em um local específico, mover, etc.

Boa sorte

2 de dezembro de 2010 às 15:10
Unknown disse...

Sim, era a questão do modo de manipulação, que no caso não estava sabendo "manipular" o menu. Enfim, problema resolvido e vamo que vamo! Muitíssimo obrigado.

Agora sobre a suposta barreira, creio que provavelmente irei tirar a poeira virtual do Blender e colocar a prova uns dons artisticos mais seriamente nele. Até por ser free e agora possuir um objetivo a cumprir no programa e não apenas aprender por achar "legalzinho". Quando se há uma meta, fica muito mais facil de achar o caminho.

Mais uma vez obrigado pelas dicas Clovis.
Abraços

3 de dezembro de 2010 às 13:54
Anônimo disse...

Esta presisando fazer mais videos

11 de dezembro de 2010 às 12:52
Lucas Zorzi disse...

Olá costaria de saber se tem como fazer jogos online com UDK e sem ser de tiro só caros eu tipo GTA

11 de dezembro de 2010 às 12:54
Anônimo disse...

Bom dia:
Me chamo Ricardo Lenon, moro em Guarulhos - SP
Me interessei muito por esse programa e gostaria de saber se o UDK consegue copiar objetos desenhados em autocad 2010.
Obrigado.

18 de dezembro de 2010 às 03:27
Clovis Eduardo disse...

Ricardo Lenon
Seja bem vindo.
A UDK é um motor gráfico, como em sua maioria, necessita de um programa de modelagem para criar a malha nos padrões corretos para que ela possa importar.
A UDK não aceita objetos do AutoCad, mas vc pode importar esses objetos para o 3DMAX e em seguida transformar essa malha em um modelo adequado para ser exportado para a UDK, tais como Obj. FBX. entre outros.

Habbo Text
Tem um velho deitado que diz o seguinte: "Tudo é possível ao que crê." Eu porém vos digo: "Tudo é possível ao que Estuda." É possível se fazer qualquer jogo, desde que você estude muito e tenha os pés no chão.

18 de dezembro de 2010 às 04:56
gumabass disse...

Agradeço a iniciativa Clovis, parabenz pelo Blog e pela baita paciência nas resposta ( é eu li quase tudo antes de postar rs ) - entaum estou iniciando agora pelo menos tentanto neh ! mais tenho um problema com o UDK, tenho o windows 7 ( original nada de bichado ) fiz o download da versão mais recente (12) e da anterior(11)tentei ambas mais assim q inicio os icones .exe ocorre um problema logo após a imagem de instalação, aparece o seguinte "unsetup parou de funcionar" e fecha, estou louco pra usar a engine, atualmente baixando a versão (03) pra ver se tem algo a ver neh, mais mesmo assim c fosse possivel que me desse uma luz para possiveis erros agradeceria.

bom Vlw !

19 de janeiro de 2011 às 19:09
Anônimo disse...

Gostaria de saber se você já terminou um jogo na UDK e se eu criar um game na UDK,tem como publica-lo e tals...

Agradeço.

23 de janeiro de 2011 às 17:48
Clovis Eduardo disse...

Anônimo, seja bem vindo.

Terminar jogo, com certeza não. Até porque, uma produção de um game comercial requer enorme investimento e uma equipe monstruosa que possibilite a produção de enredo completo e todas as condições necessárias para uma produção dígna de mercado.

Minha idéia é mais voltada para a área educacional, elaborando simuladores que possam atender determinados nichos indutriais. Mas, ainda não consegui montar uma equipe necessária para terminar o projeto. O que me levou a necessidade de aprendizado até que possa formar a equipe.

Se você criar um game na UDK, poderá publicá-lo no próprio site da UDK. Quanto as questões de venda, necessário é verificar as regras de licenciamento. Nada para se alarmar.

Uma recomendação é que siga os exemplos dos produtores amadores que publicaram jogos no site da UDK. Eles produziram jogos de demonstração, contendo somente uma fase completa de forma que possa chamar a atenção do mercado tanto para o título quanto para os profissionais envolvidos na produção.

Boa Sorte

24 de janeiro de 2011 às 07:42
Anônimo disse...

Você acha que eu sosinho não consigo criar nenhuma DEMO?

24 de janeiro de 2011 às 21:28
Clovis Eduardo disse...

Anõnimo,

Não foi isso queu disse.
Pelo contrário, acho que é a versão de DEMO que mais pode trazer benefícios a curto prazo. Creio veementemente que você consegue fazer uma demo com qualidade dígna de mercado, se investir pesado no estudo. Conheci a história de um cara que fez um jogo demo sozinho em 4 semanas.

Tem um pessoal que chamou a atenção do mundo dos games ao terem feito um FPS do Terminator com uma qualidade excepcional para um demo amador.

Ou seja, pegue seu projeto e crie uma DEMO com qualidade e divulgue bastante. Se precisar, pode nos contactar para divulgar no Blog UDKBrasil também.

25 de janeiro de 2011 às 04:34
Anônimo disse...

Ok.Obrigado
Não foi uma ofensa não.kkkkkk
O UDK Brasil que me ensinou tudo o que eu sei
Valeu Equipe UDK Brasil
Acredito que não sou só eu em que estou dendo "ajuda-do" com este blog.
Valewwww....

OBS:Só fico como anônimo pois eu não tenho uma conta das propostas

Se puder me add no msn : richard-mascote@hotmail.com

25 de janeiro de 2011 às 12:15
Clovis Eduardo disse...

Richard, fique tranquilo, estamos em casa.

Quando precisar, entre em contato para divulgar a produção de seu projeto.

Boa sorte.

25 de janeiro de 2011 às 16:58
Richard disse...

Ok!entro sim

25 de janeiro de 2011 às 18:26
Richard disse...

Desculpa encher o seu saco outra vez,mas gostaria de saber se dá pra fazer as famosas "cutscenes" pelo programa?

Desde já Agradeço

Att Richard

26 de janeiro de 2011 às 19:09
Clovis Eduardo disse...

Richard, não se desculpe. O Blog foi feito para isso: Ajudar aos que, assim como nós, necessitaram (ou necessitam) de apoio.

As cutscenes podem ser feitas na UDK ou para ela. COmo assim? Você pode fazer a animação usando os sistemas de câmeras da própria engine ou gravando um vídeo no 3Dmax, ou no after efects e importando para a UDK.

Se não me engano, os tutorias sobre Scaleform ensinam um pouco desse processo.

Boa Sorte

26 de janeiro de 2011 às 19:43
Richard disse...

Ok Muito Obrigado novamente

27 de janeiro de 2011 às 08:51
INOVAR disse...

Olá Clovisbatebola,

Meus parabéns pelo brilhante trabalho educacional e gostaria de tirar minha primeira dúvida que trata-se de criação de jogos usando a UDK.
Estou com um projeto básico inicial de desenvolvimento de um jogo seguindo os padrões (modelo) do Test Drive Unlimited 1 e 2 onde além da condição de dirigir veículos, oferece condições de acessar alguns prédios, como lojas, casas etc.
Gostaria de obter uma informação básica para este princípio e se usando a UDK terei posteriormente condições de chegar a elaboração deste projeto com êxito.
Incluindo algumas referências de sites onde eu possa obter mais informações com base no que pretendo desenvolver.
Trata-se de um projeto 'ambicioso' (não resta dúvidas... risos) mas, sou muito detalhista tratando-se de qualidade visual, o que caracteriza um dos pontos positivos de um game de qualidade, o seu gráfico!
Agradeço desde já pela gentileza e atenção e fico na expectativa de poder ajudar-me no possível.

Abraços e muito sucesso sempre,
Sérgio Santos

1 de março de 2011 às 18:38
Clovis Eduardo disse...

Sergio, em primeiro lugar, seja bem vindo.

Como dizia o ex-deputado Hildebrando Pascoal e sua serra elétrica, vamos por em partes:

"Usando a UDK terei condições de chegar a elaboração deste projeto com êxito?"

A UDK é um motor gráfico completo e com todas as funcionalidades da Unreal Engine3, exceto a possibilidade de compilação para Xbox360 e Play3.
O ideal, independendo de seu investimento disponível, é a formação de um grupo de estudo do Motor gráfico (até porque, vocês terão de aprender um ou construir do zero). A UDK é o motor do momento por conciliar CUSTO ZERO de uso e alta qualidade quanto a produção de jogos usando as tecnologias mais avançadas disponíveis.

Crie um cronograma de produção e estudo, forme uma equipe e tenha metas. Quanto maior a equipe, mas será a possibilidade de produção e menos tempo despendirá.

Se o seu objetivo é produzir para vender nos moldes tradicionais (o que não recomendo): DVD em loja (Online ou sobre distribuição regional). Terá de dispendiar um alto valor financeiro para concretizar o projeto (o gasto com publicidade e distribuição é quase 3 vezes superior ao de produção na maioria dos jogos vendidos nesse modelo).

Mas, se o objetivo é mostrar o potencial de sua equipe e projeto, faça como a maioria mundo a fora está fazendo: Crie um protótipo ou demo com uma só fase, mas com todas as funcionalidades necessárias. Distribua gratuitamente para que vire febre.

Se o seu objetivo é um jogo online, então voltará ao estado de investimento e custo de produção de acordo com o necessário para este mercado de games.

No blog UDKBrasil você tem tudo (ou quase) o que necessita para o aprendizado. Há também o site da UDK que disponibiliza maior conteúdo ainda.

Desenvolva um conceito, aproprie-se dos valores culturais e sociais ao seu redor, forme um grupo de estudo e pé no acelerador. Conte com o blog UDKBrasil se precisar de divulgação.

2 de março de 2011 às 08:15
jonatas caram disse...

Eu baixei o UDK, aqui e instalei normalmente, porem ele nao criou nenhum atalho tanto para o UDKMobile quanto para UDKGames normal, E quando procuro o executavel do motor todos que abro ele abre o Jogo Unreal e Medieval mobile, alguem poderia me dizer como crio um atalho da engine abrir, por que so consigo acessar a Engine quando instalo, e ficar instalando e desistalando fica dificil

8 de março de 2011 às 11:38
Clovis Eduardo disse...

Jonatas, desde já, seja bem vindo.

Veja se o atalho está criado no menu Iniciar.
No meu PC ele criou uma Pasta em INICIAR chamada Unreal Development Kit/UDK-2011-02

Boa sorte

8 de março de 2011 às 17:47
Paulo disse...

Tenho uma dúvida , o UDK dá para fazer jogos estilo gta ? com mapa aberto e missões ? e dá para fazer aqueles videos das missões ?

Desculpem a ignorancia !

9 de março de 2011 às 18:09
jonatas caram disse...

Boa noite Clovis, o software se instalou no seguinte Diretorio "C:\UDK\UDK-2011-02" eu verifiquei no menu iniciar e nenhuma pasta foi criada, voce nao teria como postar o atalho como está o seu, ai eu crio um e vejo se da certo.

11 de março de 2011 às 14:20
Unknown disse...

E aew Jonatas!Cara eu sei como é que faz isso,é só vc ir na pasta binaries e procure por UDK.Crie 2 atalhos e um vc coloca editor no final e vai nas propriedades e no endereço do atalho vai no finalzinho e digital editor e o outro atalho vai ser para vc testar seu game!espero que eu tenha te ajudado!flw ate mais!
em caso de mais duvidas,me add no msn:
matheuswillianmm300697@hotmail.com

12 de março de 2011 às 01:36
jonatas caram disse...

Muito obrigado Matheus, resolveu meu problema..

13 de março de 2011 às 18:26
Paulo disse...

Matheus ou Jonatas , algum de voces me podem dar o mail , eu estou com o mesmo problema , mas não estou a conseguir resolver .

Obrigado pela atenção !

14 de março de 2011 às 16:23
Luiz disse...

muiuto bons esses tutoriais já da para criar alguma coisa.Valeu mesmo galera.

18 de março de 2011 às 19:35
Alvaro disse...

Muito obrigado pelo tutorial, to começando agora e aprendi muito com os videos
Tenho 1 pergunta: devo aprender usar o 3D Max 1 ou depois do UDK?

10 de abril de 2011 às 07:49
julipsm disse...

Seja super bem-vindo Alvaro. ^^
Olha isso depende muito, se você quiser aprender modelagem também é bom aprender o 3D MAX, mas se você quer levar o UDK pra frente estuda os dois juntos... Você verá com é bom modelar seus próprios objetos. ^^

12 de abril de 2011 às 16:50
Anônimo disse...

Não estou conseguindo criar objetos .. aperto o brush, mas quando o CSG não acontece nada... quando adiciono terreno, não consigo visualizar na perspectiva, apenas em vistas 2D... o que posso fazer para solucionar isto?

26 de maio de 2011 às 06:13
Clovis Eduardo disse...

Anônimo, verifique se você apertou sem querer alguma teclada de atalho para ocultar visualização. Tal como a tecla W, por exemplo.

26 de maio de 2011 às 06:39
Renatoff disse...

olá amigo!
gostei dos tutoriais, estão bem explicados e tudo mais.

eu ainda não baixei o UDK, antes fui olhar alguns videos na internet e achei esse site.

bom... eu reparei que a modelagem desse programa não é muito boa.
Tenho um pouco de experiencia com o Blender (não sei se você conhece) e com o 3DS Max... eu gostaria de saber se tem jeito de modelar os objetos no 3DS Max ou no Blender e depois exportar para o UDK para aplicar a Physic (fisica, engine)ao jogo.

valeu cara! até mais!
Site e videos muito bons!

3 de junho de 2011 às 20:49
Clovis Eduardo disse...

Renatoff
Seja bem vindo ao Blog

Vamos organizar as coisas.

A UDK, assim como várias outros motores gráficos, não é adequada para a modelagem complexa de objetos. Por exemplo. Se você deseja modelar uma estrutura arquitetônica, espera-se que vá usar a UDK para modelar sa bases ou os objetos menos complexos, como as paredes, o asfalto em vonta, vigas, etc. A parte dos detalhes e da composição ficariam por conta de um programa de modelagem 3d, como os que você citou.

Então, partindo desse pensamento, você não terá dificuldade em usar a UDK. Basta que você modele o que quer, utilizando a técnica que bem entender, respeitando a questão do mapeamento e exportação da textura em formato TARGA, edge loops, mesh em Lowpoly e exportando nos formatos aceitados pela UDK. Vale lembrar que, no caso de skeletal Mesh (malhas que possuam referências de bones) é necessário o uso de um plugin chamado ACtorX.

Há vários tutoriais no Blog ensinando esse processo.

Boa sorte.

3 de junho de 2011 às 22:10
Anônimo disse...

Oi Clovis,
queria te pedir uma ajuda. eu moro na Italia e estou tentando aprender a usar o UDK pra faze visualizaçao de projetos arquitetonicos. com os tutoriais do teu site consegui importar o projeto do max, colocar luz, etc. Agora gostaria de publicar meu projeto mas nao sei como. Voce pode me dar uma dica ou indicar um tutorial. Obrigado
Juliano

21 de junho de 2011 às 09:42
Clovis Eduardo disse...

Juliano,
precisamos saber em que estágio de criação você está para sabermos se somos capazes de auxiliá-lo.

Em seu projeto arquitetônico já há a vizualização utilizando player próprio?

21 de junho de 2011 às 10:47
Anônimo disse...

Bom dia Clovis,
Pra testar eu fiz uma simples torre medieval no Max e exportei pro UDK. Agora estou seguindo o tutorial que encontrei no teu site (UDK - Criando seu ambiente do início ao fim e distribuindo seu jogo, do DEVGAMES, e estou blocado no item "5 menu" porque praticamente na opçao factory eu nao tenho o UI Scene. O que pensa? qual serà o meu problema, falta algo no meu programa ou estou fazendo algo errado? Obrigado Juliano

22 de junho de 2011 às 00:33
Anônimo disse...

Olá clovis ,eu estou com 1 problema
Na hora em que eu vou adicionar a Mecha (CSG) , eu clico sobre ele , estou tentando usar o CSG ADD , mais quando eu nao clico nao acontece nada

17 de julho de 2011 às 18:16
Anônimo disse...

Como que você aumenta o Terreno?!
Até agora eu não consegui...

19 de julho de 2011 às 13:54
Anônimo disse...

meu nome e julio cesar comecei a mecher na udk onten eu vi os tutoriais fiz passo a passo o que manda no tutorila mas meu engine nao me ajuda o quando coloco o chao nao fica solido e quando coloco luz da um erro e fica escuro e quando coloco o projeto pra testar um erro mais oumenos assim pacth rebild eu baixei a utima versao da udk por favor me ajuden

31 de julho de 2011 às 14:52
Anônimo disse...

Eu amei udk do brasil estva faltando este tempero no brasil e creio quem ama jogos como eu até chorou de emoção bjos para a aquipe...
Como faço para fazer parte desta comunidade...

30 de setembro de 2011 às 00:13
Anônimo disse...

Oi! sou iniciante no udk,preciso perguntar, sabendo que preciso usar estes softwares photoshop,flash,zebrus,udk,etc... qual o computador que tenho que comprar e o o tamanho de armazenamento do hd e memória, é possível ter todos estes softwares intalados para facilitar o trabalho abraço para toda equipe...

30 de setembro de 2011 às 00:25
Leandro disse...

Olá. Gostaria de saber como diminuo o tamanho do céu, na mesma proporção, para que ele não perca as suas caracteristicas. tentei fazer para que houvesse uma renderização mais rápida, porém ele ficou deformado.

7 de outubro de 2011 às 13:41
Anônimo disse...

Que a net continui assim cheia de participação e contribuição valeu a todos vcs!!!

15 de outubro de 2011 às 22:22
Anônimo disse...

sou um iniciado nestas coisas
olá a todos tenho duvidas no iniciar do programa cryengine 3.
após desconpactar e fazer o registo por email, tentei iniciar o programa da seguinte forma:click em tool e click em crydevlogin e não acontece nada.
depois tentei click em bin 32 ,click em editor "aplicação"e aparece o seguinte
error loding dll : cryrenderd3d9.dll error code 183.
não dá para iniciar o programa.
continuem o vosso bom trabalho de tirar todas as nossas duvidas

8 de janeiro de 2012 às 05:44
Anônimo disse...

Olá galera da UDKBrasil
ainda não instalei nem estudei a UDK, atualmente uso a CryEngine3 porém de um tempo pra cá tenho achado ela muito limitada (versão gratuita) pois vc não consegue criar o aplicativo do seu game , apenas consegue rodar o game se tiver a CryEngine3 instalada.
a minha pergunta é a seguinte :

Como funciona isso na UDK ?
Podemos criar um Launcher do nosso game ? mesmo sendo a UDK gratuita ?

já trabalho com games e atualmente estou desenvolvendo um game na CryEngine3 com minha equipe, porém como encontramos essas "limitações" nela estamos pensando em trocar de Engine.

desde já agradeço e aguardo uma resposta

6 de fevereiro de 2012 às 08:50
Marina Pelosi disse...

Olá, pessoal!!
Adorei o blog.

Me formei em Sistemas de Informação no finalzinho de 2012, trabalho com projeto e desenvolvimento de softwares desktop/web já a um tempo.
Mas também estou muito interessada com a área de games. Mesmo eu vendo as datas de 2010, 2011, esse tutorial me ajudará muito no início dos meus estudos voltados para games.

Um abraço e parabéns pela iniciativa!
Agradeço desde já o apoio que esse material irá me proporcionar!

25 de janeiro de 2013 às 17:28
J040 disse...

Olá Marina, eu também trabalho com informática e gostaria muito de entrar na área de desenvolvimento de jogos. Já estou iniciando um projeto, e se interessar, gostaria de ajuda. Entre em contato comigo, se houver interesse, meu Skype/MSN é joaomad@yahoo.com.br

7 de março de 2013 às 18:51
everton disse...

muito bom esses tutoriais usava o cry engine 3 para fazer meus jogos mais quando vi que o unreal lançou sua versão gratis baixei e achei muito bom muito epico o unreal para mim melhor motor grafico da atualidade muito bom recomendo :)

12 de abril de 2013 às 06:45
Anônimo disse...

Opa! fala aí galera! To começando agora e ja vi essas aulas. Muito boas! Bom trabalho Clóvis! Só que como eu to começando agora eu já vi que quando vou testar o jogo meu boneco não aparece! Existe algo que possa habilitar essa opção? A minha UDK é a de fevereiro de 2013. Abraço!

13 de agosto de 2013 às 17:15

Postar um comentário

Seu comentário é importante para a manutenção do BLOG.

Não será publicado comentários que infringirem as seguintes regras:

01- ofensas gratuitas aos membros da UDKBrasil
02- descrédito para com a postagem
03- links com malwares ou qualquer tipo de fraude
04- palavras de baixo calão contra participantes
05- links de download não serão permitidos, a não ser que sejam gratuitos (freeware ou software de teste) e relacionados a UDK ou Computação Grafica.

Pedimos a gentileza de não USAR CAPS LOCK ligado.

OBS; assim que seu comentário for publicado,se junto dele NÃO houver uma resposta para sua dúvida,é porque não sabemos te responder...infelizmente, não sabemos de tudo!!

Seja bem vindo.

Fórum UDKBrasil

Top View Semanal

Top View Mensal

Top View de todos os Tempos

 
UDK BRASIL | by TNB ©2010