Compound Object Connect
Autor: André Luiz Buttignoli Vieira Fonte: www.tresd1.com.br _________________________________________________________________________________ O Connect é um Compond Object que permite criar um mesh ligando dois objetos, você pode ler sobre outros Compound Objects aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br. Para começar vamos criar duas esferas. _________________________________________________________________________________ Após o Max 4.0 Até o Max 3 A partir do Max 4, eu uso a interface Discreet Dark, isto modifica as cores dos ícones e da interface, mas as janelas são as mesmas. Se quiser colocar a mesma interface, você deve clicar no menu Customize > Load Custom UI Scheme e escolher o arquivo discreet-dark.cui, até o Max 7, a partir do Max 8 o arquivo se chama AME-dark.cui. Leia os tutoriais sobre interface aqui na seção tutoriais do site www.tresd1.com.br, para saber mais sobre a interface do 3ds max. Com as esferas selecionadas, acesse o painel Modify e clique na setinha à direita da lista de Modifiers, assim, abre a lista completa com todos os modificadores, como mostra a primeira imagem ao lado, escolha o Modify Edit Mesh. Se usa o Max 3.0 ou inferior, você deve clicar no botão More para poder acessar a lista de Modifiers, como mostra a segunda imagem ao lado, escolha o Modify Edit Mesh. _________________________________________________________________________________ Após o Max 4.0 Até o Max 3 Em seguida, abra o Edit Mesh clicando no sinal de (+), para acessar os Sub-Objects, escolha Face, como é mostrado na primeira imagem ao lado. Até o Max 3.0 não existe essa janelinha no Edit Stack, você deve clicar no botão Sub-Object e selecionar o item Face na lista da frente, como mostra a segunda imagem ao lado. Você pode saber mais sobre a interface do 3ds max nos 4 tutoriais sobre isso aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ Para o Connect criar uma malha entre estes objetos, é necessário que eles sejam abertos, justamente onde estiver aberto que ele vai criar a malha fazendo a união Clique e arraste para selecionar apenas algumas faces, como mostra a imagem ao lado, elas ficam vermelhas. Delete estas faces apertando o botão delete do teclado, o Max vai perguntar se você quer deletar os vértices isolados, clique em Yes, assim a abertura é criada. Pode saber mais sobre edição do Mesh nos tutoriais de Edit Mesh aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ Faça o mesmo com a outra esfera, e obviamente, deve deixar as partes abertas viradas uma de frente para outra, como mostra a imagem ao lado. _________________________________________________________________________________ Menu Compound Object nas diferentes versões do 3ds max Após o Max 6 Menu no Max 4 e 5 Menu no Max 3 Menu até o Max 2.5 Feito isto, selecione uma das eferas e acesse o painel Creat, escolha Compond Objects, na lista que está logo no inicio e clique no botão Connect. Nas imagens ao lado você pode ver o Compond Objects de todas as versões até agora, a primeira mostra o painel após a versão 6, a segunda mostra o painel do Max 4 e 5, a terceira mostra o painel do Max 3, a última mostra o painel do Max 1 e 2. A partir do Max 4.0, foi inserido o comando Mesher no Compound Object. A partir do Max 3.0, o Loft foi colocado no Compound Objects, não ficando mais separado como era até a versão 2.5, também houve a adição do comando Terrain. O Loft já havia nas versões anteriores, já existia inclusive nas versões para sistema operacional DOS, o famoso 3D Studio. No Max 6 o Compund Object ganhou o Blob Mesh, como mostra a última imagem, uma ótima ferramenta de MetaBalls que pretendo mostrar em algum outro tutorial. Depois não recebeu mais recursos neste painel. Você pode conhecer mais sobre a interface do 3ds max nos tutoriais sobre Interface aqui no site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ Clique no botão Pick Operand, mais abaixo no mesmo menu, como mostra a imagem ao lado, em seguida, clique na outra esfera. _________________________________________________________________________________ Assim que você clicar na outra esfera a união será formada, mas vai ficar com um aspecto ruim no início, como mostra a imagem ao lado. _________________________________________________________________________________ Habilitando as opções Bridge e Ends, no Smoothing, o Max suaviza a nova malha criada. O Bridge suaviza o Mesh da ponte. _________________________________________________________________________________ O Ends suaviza o encontro da malha da ponte com os objetos, você pode aproximar mais dessa área para ver melhor o funcionamento ligando e desligando essas opções. Na imagem ao lado foi habilitado tanto a opão Bridge como a opção Ends. _________________________________________________________________________________ Mas ainda tem outros parâmetros que podem ajudar a chegar no resultado que deseja. São as opções Segments e Tension. _________________________________________________________________________________ Na imagem ao lado eu aumentei o valor da opção Segments, isto fez a malha ficar mais detalhada, assim reflete melhor o valor de Tension, que também aumentei um pouco, este é bem mais senssível e ajusta o "enforcamento" dessa malha, como mostra a imagem ao lado. _________________________________________________________________________________ O exemplo ao lado foi feito no Max 2, criei primeiro duas esferas, uma maior e outra bem menor mais acima, a maior foi escalonada criando outra esfera um pouco menor dentro, depois apliquei um Material com o Mapa Checker. Deletei as faces das duas esferas e usei o Connect como ensinado no tutorial, depois apliquei um material de tela com um mapa no canal Opacity, como explicado no tutorial Opacity 1, aqui na seção de Tutoriais do site www.tresd1.com.br. Fiz o laço do nó com dois Patchs deformados com o modificador Edit Patch, depois apliquei o mesmo material de tela. Andre Luiz Buttignoli Vieira |
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