Compound Object Connect
Autor: André Luiz Buttignoli Vieira Fonte: www.tresd1.com.br _________________________________________________________________________________ Para começar vamos criar duas esferas. _________________________________________________________________________________ Após o Max 4.0 Com as esferas selecionadas, acesse o painel Modify e clique na setinha à direita da lista de Modifiers, assim, abre a lista completa com todos os modificadores, como mostra a primeira imagem ao lado, escolha o Modify Edit Mesh. Se usa o Max 3.0 ou inferior, você deve clicar no botão More para poder acessar a lista de Modifiers, como mostra a segunda imagem ao lado, escolha o Modify Edit Mesh. _________________________________________________________________________________ Após o Max 4.0 Até o Max 3.0 não existe essa janelinha no Edit Stack, você deve clicar no botão Sub-Object e selecionar o item Face na lista da frente, como mostra a segunda imagem ao lado. Você pode saber mais sobre a interface do 3ds max nos 4 tutoriais sobre isso aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ Clique e arraste para selecionar apenas algumas faces, como mostra a imagem ao lado, elas ficam vermelhas. Delete estas faces apertando o botão delete do teclado, o Max vai perguntar se você quer deletar os vértices isolados, clique em Yes, assim a abertura é criada. Pode saber mais sobre edição do Mesh nos tutoriais de Edit Mesh aqui na seção Tutoriais do site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Menu Compound Object nas diferentes versões do 3ds max Após o Max 6 Feito isto, selecione uma das eferas e acesse o painel Creat, escolha Compond Objects, na lista que está logo no inicio e clique no botão Connect. Nas imagens ao lado você pode ver o Compond Objects de todas as versões até agora, a primeira mostra o painel após a versão 6, a segunda mostra o painel do Max 4 e 5, a terceira mostra o painel do Max 3, a última mostra o painel do Max 1 e 2. A partir do Max 4.0, foi inserido o comando Mesher no Compound Object. A partir do Max 3.0, o Loft foi colocado no Compound Objects, não ficando mais separado como era até a versão 2.5, também houve a adição do comando Terrain. O Loft já havia nas versões anteriores, já existia inclusive nas versões para sistema operacional DOS, o famoso 3D Studio. No Max 6 o Compund Object ganhou o Blob Mesh, como mostra a última imagem, uma ótima ferramenta de MetaBalls que pretendo mostrar em algum outro tutorial. Depois não recebeu mais recursos neste painel. Você pode conhecer mais sobre a interface do 3ds max nos tutoriais sobre Interface aqui no site www.tresd1.com.br. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Na imagem ao lado foi habilitado tanto a opão Bridge como a opção Ends. _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Deletei as faces das duas esferas e usei o Connect como ensinado no tutorial, depois apliquei um material de tela com um mapa no canal Opacity, como explicado no tutorial Opacity 1, aqui na seção de Tutoriais do site www.tresd1.com.br. Fiz o laço do nó com dois Patchs deformados com o modificador Edit Patch, depois apliquei o mesmo material de tela. Andre Luiz Buttignoli Vieira |
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