Modelando um telhado
Autor: Carlos Henrique Ribeiro Lima -
Fonte: chtabajara@ig.com.br
1- Selecione a ferramenta Shapes»line e desenhe no viewport front um shape como esse. Observe que eu desenhei o shape de forma que ele pareça um corte transversal do telhado.
_________________________________________________________________________________
2- Vá em modifiers e selecione a ferramenta extrude, ajuste o valor do extrude até que sua no viewport top fique nessas proporções.
_________________________________________________________________________________
3- Crie um linha perpendicular ao telhado no viewport top, obedecendo as proporções para facilitar
seu trabalho.
_________________________________________________________________________________
4- Selecione o telhado e vá no menu tools»Spacing Tool, clique em pick path e selecione a linha que
você criou, o count será o número de telhas que serão clonadas em cima da linha, para essa cena eu escolhi 20 mas pode variar de acordo com a proporção do seu telhado ou da sua linha.
_________________________________________________________________________________
Após ter clicado em apply sua cena deverá ficar parecida com essa, observe que as telhas estão
praticamente juntas.
obs: a primeira telha que você ciou pode ser escondida pois não iremos utiliza-la agora, para fazer isso selecione ela clique com o botão direito em cima dela e selecione hide selection.
5- Selecione todas as telhas e agrupe todas com a ferramenta Group.
_________________________________________________________________________________
6- Com o grupo de telhas selecionado, clique na ferramenta rotate e no viewport left rotacione a seleção de forma que ela fique em um angulo parecido com o da figura ao lado.
_________________________________________________________________________________
7- com o grupo selecionado vamos arrastar segurando shift para clonar esse grupo, faça isso até que
fique como a figura abaixo.
obs: não se esquece de deixar o instance selecionado em cada clonagem que você fizer.
_________________________________________________________________________________
8- Selecione todos os grupos que você criou e aplique um mirror no eixo x para que o telhado fique como a figura ao lado.
_________________________________________________________________________________
9- Agora vamos criar a parte central do telhado para isso vamos criar uma nova telha usando a ferramenta shape»lines, dê um extrude até que ela fique do tamanho exato do telhado no viewport top.
_________________________________________________________________________________
Pronto!Agora seu telhado já deve estar pronto, você pode caprichar nas texturas para acrescentar mais detalhes ao seu telhado. Usando esta técnica você pode modelar varios tipos de telhados, vá tentando formas diferentes e texturas também até atingir o resultado que deseja. Aqui vai um render de como ficou o meu telhado nessa cena. Espero que tenham gostado e façam um bom proveito dele.
Autor : Carlos Henrique Ribeiro Lima (Tabajara)
1 comentários:
:) Clovis será que é possível você fazer um video tutorial em português ensinando modelar um personagem? :)
19 de maio de 2010 às 14:13Postar um comentário
Seu comentário é importante para a manutenção do BLOG.
Não será publicado comentários que infringirem as seguintes regras:
01- ofensas gratuitas aos membros da UDKBrasil
02- descrédito para com a postagem
03- links com malwares ou qualquer tipo de fraude
04- palavras de baixo calão contra participantes
05- links de download não serão permitidos, a não ser que sejam gratuitos (freeware ou software de teste) e relacionados a UDK ou Computação Grafica.
Pedimos a gentileza de não USAR CAPS LOCK ligado.
OBS; assim que seu comentário for publicado,se junto dele NÃO houver uma resposta para sua dúvida,é porque não sabemos te responder...infelizmente, não sabemos de tudo!!
Seja bem vindo.